FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Comunidade científica internacional se reúne em Manaus para debater desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza

http://www.abc.org.br/spaw/uploads/images/img_destaque_home_abc_iap_1.jpg


















A Academia Brasileira de Ciências vai realizar, na próxima semana, dois eventos internacionais na Amazônia, com foco em desenvolvimento sustentável. De 3 a 5 de dezembro, acontecerá a conferência internacional "Ciência para a Erradicação da Pobreza e o Desenvolvimento Sustentável: um Chamado para a Ação". Já nos dias 5 e 6 de dezembro, a ABC fará dois processos de consulta para a elaboração de um plano estratégico para o desenvolvimento sustentável, em parceria com a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN-A), uma iniciativa da ONU.  

 "Ciência para a Erradicação da Pobreza e o Desenvolvimento Sustentável: um Chamado para a Ação"


Organizada em parceria com a Academia Nacional de Medicina (ANM) e o Comitê pela Erradicação da Pobreza da Rede Global de Academias de Ciências (IAP), a conferência visa a sensibilizar as Academias de Ciências do mundo para que mobilizem as comunidades científicas de seus países, buscando envolvê-las na construção da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015. Ela acontecerá de 3 a 5 de dezembro, na sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus. O endereço é Av. André Araújo, 2.936 – Petrópolis, Manaus/AM.

Em 2000, 189 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) firmaram compromisso para combater a extrema pobreza e outros males da sociedade. Esta promessa acabou se concretizando nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que deverão ser alcançados por todos os países até 2015: reduzir a pobreza, garantir a sustentabilidade ambiental, estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento, entre outros.
Cientistas de várias partes do mundo e do Brasil participarão do evento, que tem como parceiros a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Programa Hidrológico Internacional (IHP-UNESCO), Organização Mundial da Saúde (OMS), Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN-UN), Conselho Internacional de Ciências Sociais (ISSC) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
O evento é gratuito e aberto ao público, mediante inscrição pelo email iap@abc.org.br. Por favor, coloque no assunto IAP-POVERTY ERADICATION.  As palestras serão em inglês e NÃOhaverá tradução simultânea. Clique aqui para acessar a programação do evento.

Plano estratégico para o desenvolvimento Sustentável

http://www.abc.org.br/spaw/uploads/images/SDSN-A-pg-evento_1.jpg






Nos dias 5 e 6 de dezembro, a ABC realiza dois processos de consulta junto à Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN-A). Um grupo de destacados cientistas participará da formulação de um plano estratégico e mobilizará a comunidade científica regional, visando o desenvolvimento de um paradigma sustentável de desenvolvimento para a Amazônia. 
Os processos de consultas serão realizados na sede da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), situada na Rua Álvaro Braga, 51, no bairro Parque Dez de Novembro, em Manaus. Eles serãogratuitos e abertos ao público, com tradução simultânea, mediante inscrição pelo e-mail: jfernandes@abc.org.br, colocando no assunto SDSN-ManausConfira aqui a programação.
A primeira consulta acontece na tarde do dia 5 e terá como tema “Ciência e o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”, onde serão discutidos o papel e a contribuição da ciência para a definição de alternativas de desenvolvimento para a Amazônia.  Participarão desta consulta os presidentes das Academias de Ciências dos países amazônicos (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela), entre outros convidados. 

Já na manhã do dia 6 de dezembro, acontece o segundo processo de consulta, que terá como tema “Desafios, Oportunidades e Contribuições para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”. Os participantes debaterão os principais desafios de pesquisa na Amazônia; cooperação científica visando o desenvolvimento regional sustentável; soluções inovadoras para os problemas regionais; e a contribuição efetiva que a rede SDSN-Amazônia pode oferecer para a comunidade científica regional e vice-versa.