FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

CONVERSAS SOBRE UM JEITO NARRATIVO DE INFORMAR


Em “No meio da notícia tinha uma pedra”, livro de entrevistas que será lançado no próximo dia 1º de dezembro pela Editora Letramento, jornalistas e autores refletem sobre narrativas, literatura e o escrever jornalístico 

Na segunda-feira, dia 1º de dezembro, às 19 horas, a Livraria Quixote recebe o lançamento de No meio da notícia tinha uma pedra, livro de entrevistas realizadas pelo jornalista Ennio Rodrigues. Na obra, lançada pela Editora Letramento, premiados jornalistas e autores brasileiros são convidados para uma conversa sobre formas de escrever que buscam na literatura a inspiração para narrar histórias e fatos cotidianos. O livro poderá ser adquirido através do site Editora Letramento (http://www.editoraletramento.com.br/)  e em livrarias selecionadas de Belo Horizonte e São Paulo.

Na contramão da objetividade fria dos fatos, muitos jornalistas têm buscado um jeito narrativo de informar. “Acredito que a história dos personagens é o que realmente sustenta as matérias. Meu objetivo foi encontrar profissionais que trabalhassem valorizando essas histórias sem deixar de ter um compromisso profundo com a ética jornalística. Conversando com esses jornalistas deu para entender a importância de cada detalhe nos textos que eles escrevem. Esse olhar mais atento para a realidade e mais cuidadoso na escrita das notícias, de certa forma, é um jeito de mostrar como o jornalismo ainda é extremamente relevante em nossa sociedade”, conta o autor do livro de entrevistas.

Desdobramento de pesquisa realizada para obtenção do título em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, ao todo, nove jornalistas, com diferentes experiências e estilos narrativos, foram ouvidos por Rodrigues: Armando Antenore, ex-editor da revista Bravo! e repórter especial da editora Abril; Bernardo Biagioni, que já foi repórter da revista Ragga, colunista do RaggaDrops e atualmente é produtor da galeria Quartoarmado; Humberto Werneck, cronista do jornal O Estado de S. Paulo; Lucas Figueiredo, autor de livros como Ministério do Silêncio e O Operador; Natalia Viana, editora e uma das criadoras da Agência Pública de Jornalismo Investigativo; Pedro Alexandre Sanches, editor do portal Farofafa e com passagem pelo jornal Folha de S. Paulo e pela revista Carta Capital; Sabrina Abreu, autora de livros como Meu Israel e A Voz do Alemão; Sergio Vilas Boas, um dos fundadores da Academia Brasileira de Jornalismo Literário; e Vanessa Barbara, colunista do The New York Times International Daily e cronista do jornal O Estado de S. Paulo.

Durante  as conversas, os jornalistas debatem sobre a imprensa brasileira, dão dicas pessoais de leitura, contam casos inusitados de suas carreiras e falam sobre seus processos criativos. O livro também reúne trechos de textos publicados pelos próprios jornalistas em veículos como a revista piauí, Carta Capital e nos livros “O Operador”, de Lucas Figueiredo e “Meu Israel”, de Sabrina Abreu. Cada entrevistado escolheu um excerto para representar seu próprio estilo de escrita.

Sem a pretensão de apresentar um “panorama do jornalismo literário no país”, o livro busca levantar ideias e discussões sobre a imprensa e a sua matéria-prima: as histórias por trás de cada manchete.

Sobre o autor
Ennio Rodrigues é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e tem textos publicados em veículos como Revista Fato Relevante, jornal O Tempo, no portal da Revista Superinteressante.  

SERVIÇO
Lançamento do livro “No meio da notícia tinha uma pedra: conversas sobre um jeito narrativo de informar”, de Ennio Rodrigues
Segunda-feira, 1º de dezembro, às 19h
Livraria Quixote [Rua Fernandes Tourinho, 274 - Savassi, Belo Horizonte]

À venda para todo o Brasil através do site da Editora Letramento e em livrarias selecionadas de Belo Horizonte e São Paulo.

112 páginas / R$ 32 (preço de capa)

Mais informações: