FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 21 de dezembro de 2014

Acadêmico Geraldo Holanda Cavalcanti, reeleito na semana passada, toma posse na presidência da ABL para o exercício de 2015




O Acadêmico, poeta, ensaísta, tradutor e crítico literário pernambucano Geraldo Holanda Cavalcanti, reeleito no dia 11 de dezembro, quinta-feira passada, tomou posse hoje, quinta-feira, dia 18 de dezembro, na Presidência da Academia Brasileira de Letras, para o exercício de 2015, em cerimônia no Salão Nobre do Petit Trianon. Também tomaram posse os seguintes Diretores: Secretário-Geral, Domício Proença Filho; Primeiro-Secretário, Antonio Carlos Secchin; Segundo-Secretário, Merval Pereira; e Tesoureiro, Rosiska Darcy de Oliveira.
Segundo as palavras do Presidente Geraldo Holanda Cavalcanti, “este é um momento importante para todos nós que fomos reeleitos para um segundo mandato. Representa o reconhecimento do Plenário de como atendemos de maneira satisfatória às expectativas que sobre nós depositaram com relação ao nosso primeiro mandato e a confiança de que seguiremos a mesma trilha. O que nos guia a todos, Plenário e Diretoria, é a qualidade dos serviços que a Academia presta ao público”.
Saiba mais
Quinto ocupante da Cadeira n.º 29 da ABL, eleito no dia 2 de junho de 2010, na sucessão do Acadêmico José Mindlin – e recebido em 18 de outubro do mesmo ano pelo Acadêmico Eduardo Portella –, Geraldo Holanda Cavalcanti é diplomata e serviu como Embaixador no México, na Unesco e na União Europeia. Também foi Secretário-Geral da União Latina, organismo internacional destinado à promoção das línguas e dos valores culturais dos países de expressão latina, sediado em Paris. Em 2001, de regresso ao Brasil, foi eleito para o Pen Club, do qual se tornou Presidente em 2003.
Além de poeta (Prêmio Fernando Pessoa, da União Brasileira de Escritores, por Poesia Reunida), e tradutor de poesia (Prêmio Internazionale Eugenio Montale, da Itália, por suas traduções do poeta italiano; Prêmio Paulo Rónai, da Fundação Biblioteca Nacional, pelas traduções do poeta italiano Salvatore Quasimodo; e Prêmio de Tradução da Academia Brasileira de Letras, por sua tradução e seu ensaio sobre O Cântico dos Cânticos). Geraldo Holanda Cavalcanti é contista (finalista do Prêmio Jabuti, com Encontro em Ouro Preto) e memorialista (As desventuras da Graça). Seus dois últimos livros publicados foram A herança de Apolo, no qual apresenta seus mais de 50 anos de reflexões sobre a prática poética, e Os dedos de Norma (contos).