FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Café Controverso debate as contribuições de Dom Pedro II para o avanço da ciência no Brasil

Exibindo D. Pedro II.jpg

O monarca que queria saber
Com o tema “A ciência no Império”, Café Controverso do próximo sábado debate as contribuições de Dom Pedro II para o avanço da ciência no Brasil

Se atualmente o Brasil esforça-se para se destacar no quadro do desenvolvimento científico e tecnológico mundial, no século XIX o país era dominado por uma mentalidade avessa às ciências. Com uma sociedade escravocrata, qualquer trabalho feito com as mãos era malvisto no país, e as escolas superiores buscavam formar profissionais liberais, não se destinando ao preparo de cientistas ou de pesquisas originais. Contrariando as expectativas e o contexto de sua época, o imperador Dom Pedro II manifestava um gosto peculiar pela cultura e pelas ciências e, mesmo enfrentando sérias críticas, seu governo investiu no desenvolvimento das instituições de produção do conhecimento no Brasil.

A partir de dados históricos, curiosidades e fazendo uma análise da contribuição de Dom Pedro II para o fomento das ciências no país, o Café Controverso do próximo sábado, 13 de dezembro, recebe o professor emérito do Departamento de Química da UFMG, Carlos Alberto Lombardi Filgueiras. Com o tema “Ciência no Império”, o Café acontece dentro da programação do “O céu do Imperador”, evento realizado por meio de uma parceria entre o Espaço do Conhecimento UFMG e o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal. O Café Controverso tem início às 11h da manhã, na cafeteria do Espaço do Conhecimento, com entrada gratuita.