FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Grupos Teatro da Laje e Bonobando apresentam processos artísticos na Arena Dicró


As apresentações são resultados da residência realizada na Penha e acontecem nos dias 18, 20 e 21/12

Depois de 10 meses de residência artística na Arena Carioca Dicró, na Penha, o grupo Teatro da Laje fará uma demonstração pública dos processos, ao lado do Bonobando - Bando de Artistas Autônomos, grupo de atores formado a partir da residência. Nos dias 18, 20 e 21 de dezembro, às 19h, serão revisitados e compartilhados com o público, exercícios que fizeram parte do processo formativo do elenco do Bonobando e pequenos produtos gerados ao longo desse período, como um espetáculo em processo, o Bonobando na Dicró. A entrada será gratuita.

A apresentação levará o publico a percorrer pelo espaço da Arena, criando conexões e descobrindo esse importante equipamento cultural da cidade. Cenas individuais serão também apresentadas, com dramaturgias criadas por cada um dos atores, em colaboração com a equipe de direção artística. A programação contará ainda com a performance "Finge que nada está acontecendo", experimento cênico criado para a rua, que vem sendo apresentado em diversos locais da cidade, como o Morro do Alemão, a Lapa e a Vila Cruzeiro. Esta performance tem a bufonaria, a crítica social e a potência da juventude como fontes criadoras.

Sobre a residência

A residência artística do Teatro da Laje na Arena Carioca Dicró é resultado de uma história iniciada há mais de 15 anos numa escola pública municipal localizada na comunidade da Vila Cruzeiro. Os experimentos desenvolvidos nas aulas de Artes Cênicas do professor Verissimo Junior ampliaram-se e repercutiram de tal forma na comunidade que não restou outra saída a não ser sair dos muros da escola. Foi assim que surgiu, em 2003, o Grupo Teatro da Laje, que encontrou uma forma de fazer e pensar teatro em forte e orgânica conexão com um território.

Realizada a partir de uma parceria entre esse grupo e o Observatório de Favelas (co-gestor da Arena Dicró), o projeto de residência artística foi contemplado no Edital de Fomento da Secretaria Municipal de Cultura. A residência artística gerou, por sua vez, um novo coletivo formado por artistas de várias partes da cidade, o Bonobando - Bando de Artistas Autônomos.

A residência artística teve duração de 10 meses. Durante esse tempo, 12 atores participaram de atividades de terça a sábado pela manhã, realizando experimentos por todos os espaços da Arena Carioca Dicró. Estudos sobre performance, dança, criação de cenas, práticas teatrais, experimentação de jogos, música e canto se integraram para a formação de atores-criadores. Oficinas de palhaço, de bufão, de ator-narrador, ministradas por Sergio Machado, João Carlos Artigos e Julio Adrião, respectivamente, também fizeram parte do processo. Além de inúmeras pesquisas sobre a localidade da Penha e suas festas, arte e política, cidade e sociabilidade urbana, procedimentos dramatúrgicos, história do teatro, cultura popular, entre outras.

O espetáculo que será apresentado na Arena é fruto de processo colaborativo, tendo a criação coletiva como metodologia de criação. A residência cumpre o importante papel de promover o encontro da cidade consigo mesma, aproximando partes antes separadas por barreiras visíveis e invisíveis - é o que se constata quando se vê jovens da Vila Cruzeiro, da Cidade de Deus, de Jacarepaguá, de Niterói, professores universitários de teatro, diretores, músicos, bailarinos e atores.

O projeto pode ser considerado um ensaio de uma nova forma de financiamento dessa área, que tem como escopo a territorialização e a democratização dos recursos. Do ponto de vista artístico-pedagógico, o projeto tem o compromisso de celebrar e mostrar a contribuição que as práticas cotidianas dos jovens moradores de espaços populares podem dar para a constituição de um teatro sintonizado com a contemporaneidade. 


FICHA TÉCNICA:

Com: Carol Pitzer, Daniela Joyce, Hugo Bernardo, Igor da Silva, Járdila Batista, Karla Suarez, Lívia Laso, Marcelo Magano, Marlon Procópio, Patrick Sonata, Thiago Rosa e Vanessa Rocha
Supervisão: Verissimo Junior
Direção artística: Adriana Schneider, Lucas Oradovschi, Mariana Mordente, Paula Maracajá, Verissimo Junior
Dramaturgia: Criação coletiva
Texto: Criação coletiva
Preparação vocal: Ronald Valle
Vídeo instalação: Lucas Canavarro
Iluminação: Apolo de Souza
Produção: Carol Meirelles, Jorge Freire e Michele Machado
Produção executiva: Isabela Souza e Elionalva Sousa e Silva.

Serviço - BONOBANDO NA DICRÓ/Apresentação Residência Artística:
Datas: 18, 20 e 21/12 (quinta, sábado e domingo)
Horário: 19 horas
Local: Arena Carioca Dicró
Duração: 120 minutos
Classificação etária: 12 anos
Endereço: Av. Brás de Pina, s/n, próxima à UPA da Penha e ao Hospital Getúlio Vargas (entrada pela Rua Flora Lobo)
Entrada gratuita