FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Hélio Fraga comemora 30 anos nesta quarta-feira (17/12)

Nesta quarta-feira 17/12, o Centro de Referência Professor Hélio Fraga da ENSP celebrará seu trigésimo aniversário com a palestra Controlando a tuberculose no século XXI: novas tecnologias, novos riscos e os persistentes determinantes sociais. A aula, que também marca o início do Mestrado Profissional em Epidemiologia e Controle da Tuberculose, será ministrada pelo professor titular do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) Mauricio Barreto e acontece às 10 horas, no auditório do CRPHF/ENSP. A atividade será acompanhada da exposição Manguinhos revelado: um lugar para a ciência. O evento é aberto aos interessados.
A celebração dos 30 anos do Hélio Fraga também será composta por uma mesa de abertura com os dirigentes da Fiocruz, além da apresentação de uma placa em homenagem aos 30 anos do Centro.
Em 2008, por determinação do Ministério da Saúde, o Centro de Referência, que já se destacava como órgão de apoio às ações nacionais em saúde pública, passou a compor a estrutura da ENSP/Fiocruz. Agora, em 2014, o CRPHF se prepara, em conjunto com o Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM), para o seu primeiro curso de mestrado profissional, cujo objetivo visa formar gestores e profissionais de saúde para o fomento de pesquisa, ensino e desenvolvimento tecnológico no que diz respeito à vigilância e controle da tuberculose, além de outras micobacterioses de interesse sanitário. 
O mestrado profissional é coordenado pelos pesquisadores Paulo Cesar Basta (ENSP), Jesus Pais Ramos (ENSP), Maria de Fátima Militão Albuquerque (CPqAM) e Haiana Charifker Schindler (CPqAM).
Saiba mais sobre o Hélio Fraga
O Centro de Referência Prof. Hélio Fraga (CRPHF), criado em 1984 pela Campanha Nacional Contra a Tuberculose (CNCT), é a instituição nacional de referência do SUS para tuberculose e outras pneumopatias, destacando-se como órgão de apoio às ações nacionais em saúde pública. Hoje, está ligado à estrutura da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz).
Sua missão é atuar na área de pneumologia sanitária, em especial no controle da tuberculose e outras micobacterioses, para desenvolver, monitorar e avaliar ações, políticas, normas e estratégias, apoiando estados e municípios.  Além disso, desenvolve, avalia e dissemina conhecimentos por meio da formação, atualização e treinamento de profissionais para o Sistema Único de Saúde.


As tecnologias aplicadas pelo CRPHF envolvem estreita cooperação com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, universidades e outras instituições de pesquisa e ensino, bem como parcerias, intercâmbios e interações com organismos internacionais, como a Organização Pan-Americana de Saúde, a Organização Mundial de Saúde e a União Internacional Contra a Tuberculose.
Serviço:
30 anos do Centro de Referência Professor Hélio Fraga
Palestra:Controlando a tuberculose no século XXI: novas tecnologias, novos riscos e os persistentes determinantes sociais, a ser ministrada pelo professor titular do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) Mauricio Barreto
Horário: 10 horas
Local: Auditório do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (Estrada de Curicica nº 2000 - Jacarepaguá. Telefone: 2448-6949)