FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

I Seminário "A Cultura da Moda Niterói"



A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), realiza o I Seminário "A Cultura da Moda Niterói", no dia 17 de dezembro de 2014, das 13h às 21h, no Museu de Arte Contemporânea (MAC). A iniciativa pretende reunir agentes do setor, traduzir a valorização da moda na cidade e revelar a importância da cadeia produtiva e dos atributos qualitativos da moda Niterói, além de reconhecer e consolidar a moda como importante representante e um dos principais vetores para a cultura e as artes. 

Segundo dados da ONU, a Economia Criativa é uma área estratégica, responsável por cerca de 10% do PIB mundial. Economia Criativa não se produz apenas com matérias-primas perecíveis, mas sim com valores intangíveis, como criatividade e conhecimento. A Moda responde por parte significativa desse percentual. 

"Niterói produz moda importante e arte importante. É vital um seminário que reconheça, avalize e amplie essa importância", ressalta o diretor de arte na empresa Swans, César Coelho Gomes. 

Durante o evento, especialistas, estudiosos e autoridades públicas vão discutir o papel da cultura da moda como elemento para o desenvolvimento da sociedade niteroiense; as potencialidades da cidade, no ponto de vista da criação; a moda como identidade cultural; sustentabilidade; contemporaneidade; indústria e economia criativa. 

Na ocasião, haverá palestras, debates, performances, homenagens e a divulgação do Plano de Ações da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói (FAN) para o setor em 2015. 

Plano de Ações - Prevê ações para apoio a todos os elos da cadeia produtiva, estabelecendo parcerias para aumentar os recursos direcionados ao setor. O mesmo foi trabalhado com diversos gestores e agentes da moda e será levado à consulta pública, a fim de receber contribuições da sociedade. O plano traz a formação de competências criativas, políticas de promoção de fomento aos empreendedores da moda. Há propostas de preservação e construção da memória, partindo de uma visão antropológica de que moda é cultura. Conta também com o estímulo à criação e à descoberta de novos talentos, bem como a oferta de condições favoráveis para que possam criar e atuar nesse mercado. 

Palestrantes confirmados: Alessandra Marins, Alexandra Barcellos, Aline Monçores, Ana Paula Gomes, Ana Paula Menezes de Freitas, Beto Neves, Caio Braz, Carla Lemos, César Coelho Gomes, Cheila de Paula, Didi Rezende, Eloisa Simão, Evelyn Bonorino, Flávia Ferreira, Flávio Bragança, Flávio Sabrá, Fran Sartor, Haroldo Enéas, Helen Pomposelli, Julio Honaiser, Lívia Amorim, Luiza Brasil, Luiza Marcier, Paulo Herédia, Ricardo Guinâncio, Rita Quintanilha, Thiago Monteiro e demais convidados.


Programação 

- Credenciamento: 13h às 14h 
- Mesa I – Abertura: 13h30 às 14h 
- Mesa II – Moda e Sustentabilidade: 14h às 15h15 
- Mesa III – Niterói, Moda e a Economia da Cultura: 15h15 às 16h30 
- Mesa IV – A Cultura da Moda: 17h às 18 
- Mesa V – Encerramento – Politica Pública de Moda: 18h30 às 20h 
- Coquetel de encerramento: 20h às 21h 
- Desfiles: 20h às 21h 

Informações: Vivi Martins (produtora do evento) - 9 7519-4130 


Serviço 

I Seminário "A Cultura da Moda Niterói" 

Palestras, debates, performances, homenagens e a divulgação do Plano de Ações da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói 

Data: 17 de dezembro de 2014 (quarta-feira) 
Horário: das 13h às 21h 
Entrada franca 
Inscrições pelo facebook 

Local: Museu de Arte Contemporânea – MAC 
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº, Niterói-RJ 
Informações: (21) 2621-5050 ramal 213