FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

MÚSICA DE NATAL CELEBRA FIM DE ANO NO MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL

Exibindo Coral Canto Crescente - por Íris Zanetti.jpg

Apresentação especial dos corais Canarinhos de Itabirito e Canto Crescente
acontece nos dias 18 e 20 de dezembro, respectivamente. A entrada é franca

Para celebrar o Natal e a chegada de 2015, o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal preparou uma programação especial para o fim de ano. Os corais Canarinhos de Itabirito e Canto Crescente se apresentarão nos dias 18 e 20 de dezembro, respectivamente, com repertório de canções natalinas. Os dois coletivos musicais fazem parte de projetos culturais do interior de Minas Gerais apoiados pela Gerdau. A entrada é franca.

No dia 18, os Canarinhos de Itabirito interpretam tradicionais canções como “O Natal já vem chegando”, “Bate o sino” e “Hoje é Natal”. Já o coral Canto Crescente, que se apresenta no dia 20, escolheu um repertório focado em composições da Música Popular Brasileira (MPB): “Alguém cantando” (Caetano Veloso), “Cio da Terra” (Milton Nascimento e Chico Buarque), “Velha infância” (Tribalistas), “Estrela, estrela” (Vítor Ramil), Os reis magos” (Sandra Peres e Luiz Tati), “Noite feliz” (versão de Luiz Tati e Zé Tati), entre outras.

Canarinhos de Itabirito
Com 40 anos de história, o coral tem cerca de 50 membros, entre nove e 23 anos, divididos em cinco coros e que também tocam pelo menos um instrumento musical. Fundado pelo padre Francisco Xavier em Itabirito, a 57 quilômetros de Belo Horizonte, o grupo ganhou notoriedade logo nos primeiros anos, quando se filiou à Federação Internacional Pueri Cantores – a entidade mais respeitada do mundo no setor.

Atualmente, os Canarinhos de Itabirito cumprem uma agenda média de 80 apresentações em Minas Gerais e outros estados. Entre as principais características do grupo está o senso de responsabilidade, a criatividade, a disciplina, a autoconfiança e o respeito ao ser humano. Sua missão é proporcionar uma educação sociocultural para crianças e jovens. Recentemente, eles celebraram 40 anos de atuação com lançamento de CD e turnê pelo Chile.

Coral Canto Crescente
É um projeto do Instituto Cultural Flávio Gutierrez e do Museu do Oratório realizado desde 2012. Possibilita a formação musical de 70 crianças e adolescentes – estudantes da rede pública de ensino de Ouro Preto – com idades entre sete e 15 anos. O Canto Crescente associa a música a elementos cênicos, indo além da postura tradicional dos coros.


SERVIÇO

Apresentação do coral Canarinhos de Itabirito
  • Data: 18 de dezembro de 2014, quinta-feira
  • Local: Praça de Convivência – MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
  • Horário: 19h30
  • Entrada franca

Apresentação do coral Canto Crescente
  • Data: 20 de dezembro de 2014, sábado
  • Local: Praça de Convivência – MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
  • Horário: 11h
  • Entrada franca


MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Com 18 salas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. O MM Gerdau integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcello Dantas. O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herity em gestão da qualidade do patrimônio cultural.

Endereço: Praça da Liberdade S/N, Prédio Rosa - Funcionários
Telefone: (31) 3516-7200
Funcionamento: Terça a domingo, das 12h às 18h (quinta, das 12h às 22h)
Entrada franca