FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Palestra de Chico Alencar encerra curso de Especialização em Saúde Pública



O curso de especialização em Saúde Pública da ENSP encerra as atividades do ano letivo de 2014, nesta segunda-feira, dia 15, com a palestra Movimentos Sociais e Saúde no Rio de Janeiro, a ser ministrada pelo Deputado Federal Chico Alencar (PSOL - RJ). A pesquisadora da Escola Suely Rozenfeld também participará do evento, como debatedora. A atividade será às 9h, na sala 111 da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio. O curso de saúde pública é coordenado pelas pesquisadoras Gíssia Gomes Galvão, Isabel Cristina Silva Arruda Lamarca e Cláudia de Brito.
 
Históriador e autor de mais de 32 livros, a atuação política de Chico Alencar tem origem no movimento estudantil, nas pastorais da Igreja Católica e no Movimento Comunitário. Seus mandatos parlamentares detacam-se pela defesa da participação popular e dos direitos humanos. Todas sexta-feira é possível encontrar Chico junto de outros parlamentares do PSOL no Buraco do Lume, no centro do Rio de Janeiro, prestando conta de suas atividades políticas, naquilo que ele chama de ouvidoria a céu aberto. Atualmente, tem sido uma das vozes que denunciam as tentativas de flexibilizar o estatuto do desermamento e também a PEC 215 que, segundo o deputado, retira direitos dos povos indígenas ao alterar a competência para a demarcação de suas terras.
 
O curso de especialização em saúde pública é o mais antigo da ENSP. Está na grade curricular da escola há 58 anos. O objetivo é introduzir o aluno no campo da saúde coletiva e gerar competências gerais e específicas para a sua atuação como sanitarista. Atualmente, a especialização conta com uma carga horária total de 690 horas.