FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Série em DVD Nascer no Brasil será lançada na Biblioteca de Manguinhos



O retrato do nascimento na voz das mulheres é o tema da série em DVD Nascer no Brasil, a ser lançada pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, no dia 16 de dezembro, na Biblioteca de Manguinhos, no campus da Fiocruz. O DVD contém dois títulos:Parto, da violência obstétrica às boas práticas, com 20 minutos, e Cesárea, mitos e riscos, de 17 minutos. Ambos dirigidos, fotografados e produzidos por Bia Fioretti, publicitária especialista em Criação e Comunicação em Saúde Pública. A ideia do vídeo é dar voz aos números da pesquisa Nascer no Brasil – Inquérito Nacional sobre Parto e Nascimento, estudo inédito coordenado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), que teve como objetivo conhecer os determinantes, a magnitude e os efeitos das intervenções obstétricas no parto, incluindo as cesarianas desnecessárias, assim como a motivação das mulheres pela escolha do parto.



“Quando a gente fica assim sozinha, sentindo dor sem apoio de ninguém, parece que a dor não passa.”, “E saindo da mesa do trabalho de parto, olhei pro meu marido e falei que nunca mais queria um filho.”, “O parto normal é muito primitivo, acho que não tem nada a ver com os dias de hoje.”, “Meu médico é quem vai decidir agora.”. Essas são algumas das 174 entrevistas realizadas para o vídeo em 2011, durante a aplicação da pesquisa, e em 2014, por iniciativa da própria diretora que tem uma relação pessoal com o tema. Bia foi mais uma vítima da violência obstétrica. 

Depoimentos emocionantes de mulheres logo após o nascimento de seus filhos ganham a tela através do olhar delicado da diretora, falas que mais parecem desabafos e confissões. 
 
Para lançar o DVD, o Núcleo de Estudos do Audiovisual em Saúde da VideoSaúde (Neavs) e o Centro de Estudos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (CEIcict) promovem um debate aberto ao público sobre os bastidores da realização do DVD e o uso do audiovisual para dar visibilidade à pesquisa, sucedido pela exibição de um dos vídeos da série. O seminário vai contar com a presença da coordenadora geral da pesquisa Nascer no Brasil, Maria do Carmo Leal (Ensp/Fiocruz), a diretora da série, Bia Fioretti, e da pedagoga e especialista em tecnologias educacionais, Gabriela Dias, como mediadora. 

O DVD integra o catálogo do Selo Fiocruz Vídeo, marca de difusão e fomento de audiovisuais em saúde, criada em 2006 para popularizar e democratizar o acesso ao conhecimento em saúde pública. Os títulos são disponibilizados pela Editora Fiocruz para todo Brasil a preço de custo. 

Serviço:
Seminário Nascer no Brasil 
Local: Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi | Biblioteca de Manguinhos | Campus da Fiocruz
Av. Brasil, 4.365 | Manguinhos | Rio de Janeiro
Horário: 14h às 17h
 
Mais informações: 
Nascer no Brasil: Parto, da violência obstétrica às boas práticas |Trailer: http://youtu.be/Qj3Gc3W5iD0
Nascer no Brasil: Cesárea, mitos e riscos | Trailer: http://youtu.be/zrrEyMVkec4
Nascer no Brasil |Inquérito Nacional sobre Parto e Nascimento: www.ensp.fiocruz.br/nascerbrasil