FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Chega ao país "Imagine Brazil - novo conceito em disputas musicais"


Festival inédito no país promove interação, criatividade e diversidade. Voltada para jovens de 13 a 21 anos e para todos os estilos musicais, a competição abre inscrições a partir de 23 de fevereiro, em todo o estado de São Paulo

Rock, jazz, hip hop, sertanejo, rap, música erudita, gospel, reggae, samba. Uma mescla de gêneros, somada ao ganho de experiência profissional e o contato com diferentes culturas formam o conceito do Imagine, uma competição internacional de música que desembarca, pela primeira vez, ao Brasil, no primeiro semestre deste ano.

Com o nome de Imagine Brazil, o festival é realizado pela Organização Social de Cultura Amigos do Guri - gestora do Projeto Guri, programa de educação musical da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, no interior e litoral do estado - e acontece em três etapas, entre fevereiro e julho: inscrições e pré-seleção dos materiais recebidos, semifinais regionais (no interior paulista) e final (na capital paulista).

Criado pela Jeunesses Musicales International (JMI) – maior ONG de música para jovens do mundo todo, da qual a Amigos do Guri é membro –, o Imagine já acontece em cerca de 10 países ao redor do mundo. Este ano, além do Brasil, França e Bélgica também sediarão o festival, entre outras localidades. “A ideia do Imagine é reunir diferentes culturas, promover o intercâmbio musical, assim como estimular a originalidade e qualidade musical”, explica a diretora executiva da Amigos do Guri, Alessandra Costa.

Podem se inscrever – entre 23 de fevereiro e 23 de março – somente residentes do estado de São Paulo, que tenham entre 13 e 21 anos. São aceitos solistas ou grupos de até 8 pessoas, que devem preencher um formulário via site e enviar uma mídia de vídeo ou MP3 para a organização.

Um corpo de jurados, composto por cinco músicos profissionais brasileiros e um membro da JMI (como moderador), selecionará até 50 grupos ou artistas, no total, para as cinco semifinais, que acontecem entre maio e junho, em: Ribeirão Preto, Ourinhos, Piracicaba, Presidente Prudente e São José dos Campos.  Nas etapas de semifinal, os jovens serão avaliados segundo os quesitos: qualidade musical, carisma, comunicação e preparação. A partir daí, saem 10 candidatos que disputarão a final na capital paulista, sob os mesmos critérios de avaliação.

Prêmios e grandes experiências de carreira

Os escolhidos para a grande final, que acontece dia 4 de julho, contarão com vivências inéditas, em São Paulo capital, onde participarão de workshops e master classes com profissionais da cena musical brasileira de diversas especialidades.  Serão atividades de formação técnica, entre elas: composição, performance de palco e produção. 

Quem vencer o Imagine Brazil 2015 receberá um instrumento da marca Yamaha, 12 horas gratuitas em um estúdio para a gravação de um EP (extended play), além de participar da Final Internacional do Imagine – com todas as despesas pagas pelo concurso –, em 2016, na Croácia, concorrendo com vencedores de outros países a uma turnê pelas demais edições do festival na Europa. Além disso, o vencedor internacional recebe também um plano de negócios, que inclui sessão de fotos, gravação de músicas e consultoria para o desenvolvimento da carreira.

O finalista brasileiro passará também por jam sessions e workshops de capacitação musical, ao lado de profissionais internacionais e jovens músicos de diversas nacionalidades.

“É uma excelente oportunidade para conhecer não só profissionais já consagrados na carreira, mas, especialmente, jovens músicos de diferentes origens, além de estabelecer contato com vários estilos musicais. Esta vivência promove um aprendizado único. Inserir o Brasil neste calendário é muito positivo e enriquecedor”, completa Alessandra Costa.

Inscrições:
Data: 23 de fevereiro a 23 de março
Podem ser feitas pelo site: br.imaginefestival.net/ ou www.imaginefestival.com.br
Quem pode se inscrever: solistas ou grupos de até 8 pessoas
Idade: de 13 a 21 anos
Enviar formulário preenchido e vídeo ou mídia MP3
(Regulamento e detalhes no site)

Etapas eliminatórias:
Divulgação dos selecionados para a semifinal: a partir de 10/04
Semifinais regionais
Ribeirão Preto: 17/05 - Teatro Municipal de Ribeirão Preto – 17h
Ourinhos: 24/05 - Teatro Municipal Miguel Cury – 17h
Piracicaba: 14/06 - Teatro Municipal Erotides de Campos – 17h
Presidente Prudente: 21/06 - Teatro Paulo Roberto Lisboa - Centro Cultural Matarazzo - 17h
São José dos Campos: 28/06 - Teatro Municipal de São José dos Campos – 17h
Final
São Paulo (capital) - 04/07 – Centro de Cultura Judaica – 18h
Final Internacional
Segundo semestre de 2016, Croácia.