FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

ENSP receberá Marilena Chauí na abertura de seu ano letivo






A filósofa Marilena Chauí é a convidada para a abertura do ano letivo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) em 2015. A aula magna terá como temaContra a Universidade Operacional e está marcada para o dia 18 de março, às 14 horas, no auditório do Museu da Vida/Fiocruz. Segundo a expositora, o assunto aborda o processo por meio do qual a universidade pública brasileira vem sendo transformada e descaracterizada, desde os anos 1970, quando deixa de ser uma instituição social para se tornar uma organização, ou seja, ‘uma entidade isolada cujo sucesso e cuja eficácia se medem em termos da gestão de recursos e estratégias de desempenho e cuja articulação com as demais se dá por meio da competição’. A atividade é aberta a todos os interessados e não é necessária inscrição prévia.

Quem é Marilena Chauí

Marilena Chauí possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1965), especialização em Licenciatura pela Universidade de São Paulo (1965), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1967) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1971). Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia.

Além de extensa produção acadêmica, Marilena também publicou livros paradidáticos de Filosofia, voltados sobretudo para o público jovem ou não especializado. Seu livro O que é Ideologia (Ed. Brasiliense, Coleção Primeiros Passos) foi selecionado pelo Ministério da Educação e Cultura como livro didático obrigatório na rede pública de ensino, tornando-se desta forma um best-seller com mais de cem mil exemplares vendidos, bastante acima da média de vendas dos livros não didáticos no Brasil.

Foi secretária municipal de Cultura de São Paulo, de 1989 a 1992, durante a administração de Luiza Erundina (1988-1992).

Atividades complementam abertura do ano letivo ENSP

Na quarta-feira, 11 de março, a Direção da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) recepcionará os novos alunos dos cursos de mestrado e doutorado, em atividade marcada para 13h30, no salão internacional da Escola. Confira a programação:

Apresentações:
- Vice-direção de Pós-Graduação e Coordenação dos programas de Pós-graduação;
- Coordenação do Comitê de Ética em Pesquisa;
- Serviço de Gestão Acadêmica e Secretarias dos Programas e do Setor de Apoio aos Cursos;
- Coordenação de Tecnologia da Informação;
- Coordenação de Comunicação Institucional;
- Biblioteca da ENSP;
- Coordenação do Serviço de Segurança da Fiocruz.

No mesmo dia (11/3), no pátio da Escola, a partir das 10 horas, ocorrerá mais uma edição da feira agroecológicaSaberes e Sabores. No local acontecerá a comercialização de alimentos saudáveis e produtos da roça e da agricultura urbana, além da troca de saberes sobre agricultura agroecológica e orgânica. A feira conta ainda com a participação da barraca do Terrapia do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), onde serão oferecidos produtos da alimentação viva. Participe e traga sua sacola!

Serviço:
Abertura do ano letivo da ENSP 2015
Contra a Universidade Operacional
Marilena Chauí
Data: 18 de março
Horário: 14 horas
Local: Auditório do Museu da Vida/Fiocruz
Av. Brasil, 4365 – Manguinhos/Rio de Janeiro