FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Estudo aborda qualidade da informação em acidente de trabalho

Uma proposta de articulação de setores da saúde pública do Sistema Único de Saúde (SUS) com objetivo de melhorar a casuística (estudo de caso) e a qualidade das informações sobre mortalidade nos dois principais sistemas de informação de saúde do agravo em acidente de trabalho: Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) e SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade). Essa é a finalidade da dissertação do aluno de mestrado em Saúde Pública da ENSP, Frederico Ricardo de Souza Leão. Ela pretende auxiliar a orientação do fluxo de trabalho entre os setores de vigilância e atenção da rede SUS nos níveis municipal e estadual no estado do Tocantins. “Os acidentes de trabalho configuram o mais visível e impactante fenômeno de intervenção para as áreas de Saúde do Trabalhador a diversos segmentos públicos ou privados. Eles afetam socioeconomicamente a realidade em nível loco-regional, chegando até a interferir na realidade nacional e mundial.”
 
Souza Leão explicou que a intervenção sobre tal fenômeno deve ser recorrente e avançar no sentido de reduzir a morbimortalidade. Por ser um fenômeno complexo e multifacetado, acrescentou ele, a redução pretendida deve contar com a participação de diversos setores que tem o trabalho como objeto de atuação.
 
A proposta visa, além da identificação dos casos de acidente de trabalho fatal nos sistemas de informação Sinan e SIM em nível municipal e estadual da rede SUS, uma rotina de investigação sistemática dos casos associando as fontes de informação desses sistemas; melhoria da qualidade das informações sobre acidentes de trabalho fatais nos referidos sistemas; comparação de estudo de caso nos sistemas de informação do agravo; e construção de vínculos intersetoriais entre setores de vigilância e atenção à saúde dentro da rede SUS pela realização da investigação dos casos.
 
De acordo com a pesquisa, de posse de um estudo de caso representativo do cenário dos acidentes, o alcance de qualidade da informação e a análise sistemática dos dados são melhores. Tal condição, informa o aluno, permitirá estudos e discussões de estratégias de intervenção na realidade individual ou coletiva desses acidentes. 
 
Dentro da esfera da saúde pública brasileira, parte da atuação ocorre por meio da Vigilância em Saúde. O campo da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) é de responsabilidade nacional da Coordenação Nacional de Saúde do Trabalhador e está personificado em nível estadual ou regional pela atuação dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e, em nível municipal, por Núcleos de Saúde do Trabalhador (Nusat). “Como trabalho prático inicial de Visat em diferentes níveis dessa personificação, fica notória a necessidade de se incluir a Vigilância aos Acidentes de Trabalho (Vigi-AT), podendo inicialmente ter como foco os acidentes fatais”, apontou Souza Leão.
 
Frederico Ricardo de Souza Leão possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Goiás (2003). Atualmente, é médico da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, lotado na Diretoria Geral de Vigilância e Proteção da Saúde com atuação nas áreas de Saúde do Trabalhador e Vigilância Epidemiológica. É professor convidado/voluntário da Fundação Universidade Federal do Tocantins no curso de Medicina na disciplina Saúde do Trabalhador. Sua dissertação foi orientada pelo pesquisador Jorge Mesquita Huet Machado.