FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Oi e Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ firmam parceria para o lançamento de jogo de negócios

A Oi e a Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ firmam parceria para o lançamento do Empreendedores – o Jogo de Negócios. A iniciativa educacional é uma simulação de situações de análise e gerenciamento do universo corporativo. O jogo acontece num ambiente virtual e com uma grande variedade de situações de negócio, cabendo ao participante analisar as opções disponíveis e tomar decisões para obter os melhores resultados de sua empresa fictícia. Os participantes têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades para atuar no mercado de trabalho e concorrer a uma viagem internacional para ampliar sua capacitação e ainda tem a chance de trabalhar na Oi.
O jogo foi desenvolvido pela Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ e, em parceria com a Oi, será aplicado pelo núcleo de jogos da Incubadora. O núcleo de competições da Incubadora é focado no desenvolvimento de jogos de negócios com características que simulam situações empresariais reais para promover a aprendizagem através da experiência. Os jogos desenvolvidos pelo núcleo permitem que futuros empreendedores vivenciem as decisões enfrentadas pela equipe gestora de uma pequena ou média empresa, sentindo as emoções e incertezas de um disputado mercado.
A participação é aberta para todos os interessados, que podem competir em grupo - jovens universitários, empreendedores, futuros empreendedores, colaboradores de empresas, empresários, etc – que tenham interesse em ampliar e avaliar o seu conhecimento sobre o mundo dos negócios. “A Oi mantém em sua estratégia o desenvolvimento de projetos inovadores de disseminação do conhecimento. O Empreendedores reforça o DNA de inovação da companhia. A parceria com a Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ não só contribui com a expertise dessa renomada instituição, como também chancela o projeto”, afirma Abel Camargo, diretor de Inovação e Novos Negócios da Oi.
“O tema empreendedorismo interessa, cada vez mais, ao jovem brasileiro de todas as formações acadêmicas. No entanto, a grande maioria deles não teve oportunidade de viver essa experiência. Nosso objetivo, com esta ferramenta, é justamente incentivar esta cultura empreendedora e auxiliar estes jovens que visam transformar em carreira a condução de uma empresa”, diz Mauricio Guedes, coordenador da Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ e diretor do Parque Tecnológico da UFRJ.
Como Funciona
O grupo cria uma empresa fictícia no ambiente do jogo de acordo com as opções disponíveis. Em seguida, toma decisões de gerenciamento, pensando nas estratégias de marketing, finanças, gestão de pessoas, produção e inovação, analisando os concorrentes e o mercado em determinadas condições econômicas. A cada rodada é preciso tomar uma nova decisão. Cada resultado leva a situações que exigem novas resoluções, exatamente como acontece no mundo real.
A Capacitação
O jogo é uma plataforma de capacitação, que incentiva a prática de conhecimentos. O participante processa informações, habilidades e atitudes, articulando as dimensões cognitivas, afetivas e comportamentais enquanto encara as simulações empresariais do jogo. Para auxiliar no processo de capacitação, o jogo disponibiliza ferramentas e conteúdos sobre os diversos aspectos envolvidos na gestão de negócios.
Como Participar
Os interessados devem se cadastrar pelo site www.oiempreendedores.com.br e pagar uma taxa de R$ 30,00 para receber a chave de ativação de sua inscrição, até o dia 19 de março. Clientes do plano de telefonia móvel Oi Galera pagam valor promocional de R$ 10,00. A partir daí, o participante recebe seu acesso ao jogo na área restrita do site, onde também pode tirar suas dúvidas, visualizar os próximos passos do cronograma e os avisos importantes. A inscrição pode ser feita em equipes de dois até cinco participantes. Ao começar a competição, o jogador recebe um aviso por e-mail para iniciar a competição e deve respeitar o cronograma estabelecido. O jogo é dividido em fases e será iniciado em abril de 2015. Cada uma tem um critério de classificação próprio.
Os Benefícios
Os participantes aprendem a usar ferramentas de apoio à decisão, tanto quantitativas como analíticas; conhecem o processo de gestão em várias áreas de uma empresa e as relações entre elas no processo de tomada de decisão; obtêm experiência em avaliação de resultados e desempenho e em situações de negócios que podem se repetir no mundo real; ganham habilidade de planejar estratégias de negócio; adquirem visão de longo prazo na gestão de uma empresa.
Prêmio
Além de se preparar para o futuro e desenvolver suas habilidades empreendedoras, os participantes concorrem a uma viagem internacional para estender sua capacitação, com visitas técnicas a centros de referência em empreendedorismo e atividades de desenvolvimento como workshops e palestras focadas em inovação.
Sobre a Oi
A Oi, empresa pioneira na prestação de serviços convergentes no país, oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, banda larga, TV por assinatura e a maior rede wi-fi do Brasil. A Oi está presente em todo o território nacional e é a empresa que tem a maior capilaridade de rede do Brasil, chegando às áreas remotas do país e promovendo a inclusão digital da população.
Em setembro de 2014, a empresa possuía, no Brasil, 75 milhões de Unidades Geradoras de Receitas (UGRs), dos quais cerca de 49 milhões estavam no segmento Móvel Pessoal, 18 milhões no segmento Residencial, 8 milhões no segmento Corporativo. Atualmente, a Oi conta com mais de 1 milhão de hotspots da rede Oi WiFi em todo o Brasil.
A companhia integra pelo quinto ano consecutivo, a carteira do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) da BM&F Bovespa e, desde 2013, faz parte da carteira do índice Dow Jones Sustainability Indices, na categoria Mercados Emergentes.
A Oi, por meio de seu instituto de responsabilidade social, o Oi Futuro, apoia projetos nas áreas de educação, sustentabilidade, esporte e cultura, através de leis de incentivo, com o intuito de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. A Oi é uma das maiores patrocinadoras da cultura no país e busca gerar oportunidades para projetos de todas as regiões do Brasil.
Sobre a Incubadora de Empresas da Coppe UFRJ
Fundada em 1994, a Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ é um ambiente especialmente projetado para estimular a criação de novas empresas baseadas no conhecimento tecnológico gerado em grupos de pesquisas localizados na UFRJ. Atualmente, 26 empresas estão instaladas na Incubadora, que já formou outras 51 companhias que hoje estão no mercado. A atuação da Incubadora da COPPE UFRJ está focada principalmente nas áreas de Petróleo e Gás, Energia, Meio Ambiente e Tecnologia da Informação. Os empreendedores recebem orientação empresarial especializada nas áreas de marketing, finanças, jurídica, contábil, comunicação e desenvolvimento pessoal. Esse acompanhamento permite que os empresários gerenciem melhor seus negócios e direcionem o foco no mercado em que atuam.
Para mais informações, acesse www.oi.com.brwww.oi.com.br/ri e www.oifuturo.org.br.