FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 25 de março de 2015

Oficina ensina técnicas de desenho e pinturas para crianças

O Centro Cultural Alto Vera Cruz oferece oficinas de desenho para crianças a partir de 8 anos de idade. A oficina ensina técnicas de desenho, como observação de imagens e de objetos, à mão livre e com moldes, estimulam a criatividade por meio da pintura e outras plasticidades como as técnicas de origami e reciclagem. As aulas são abertas ao público e acontecem todas as terças e quintas, das 14h às 16h. A atividade é gratuita.
Nas atividades da oficina que incluem desenho, pintura e modelagem são trabalhados temas livres, de acordo com a preferência de cada aluno. Durante aulas, são desenvolvidos trabalhos de observação, em que as crianças são auxiliadas e orientadas sobre a utilização de técnicas de aprimoramento. As técnicas de desenho ensinadas são de observação de imagens e de objetos, à mão livre e com moldes. Em pintura, são trabalhadas técnicas básicas com guache e acrílica, experimentações de pintura com dedo, guache aguada e canudo (técnica de respingo), carimbos, texturas, entre outras. Outras atividades que integram a oficina são o origami e a reciclagem, sendo que, nesta última, são utilizadas várias técnicas para criação de brinquedos, máscaras, personagens para teatro de sombras e outros.
As aulas contam com uma média de 8 crianças e a oficina é ministrada pela graduanda em Artes Visuais da UEMG, Amanda Rufino, que estagia no Centro Cultural. Para a estudante e arte-educadora as aulas aguçam o olhar observador e crítico das crianças. “Elas buscam aperfeiçoar as técnicas já aprendidas e explorar coisas novas, desenvolvem também a coordenação motora e percepção como, por exemplo, nas aulas de origami”, afirma a professora, que ressalta o reflexo das artes no comportamento individual de cada aluno, em que a ansiedade excessiva e o individualismo vem dando espaço à paciência e ao senso coletivo.