FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Casa do Baile revela efemeridade da imagem em nova exposição



A Fundação Municipal de Cultura inaugura neste sábado, dia 25 de abril, na Casa do Baile, a exposição “As Transparências Líquidas da Imagem”. A mostra retrata a obra do artista multimídia colombiano Oscar Muñoz e conta ainda com a participação dos artistas brasileiros Eder Santos, Elisa Campos e Renato Gaia. A curadoria é do professor e pesquisador belga Philippe Dubois, da Universidade Sorbonne Nouvelle/Paris. A exposição fica em cartaz até o dia 7 de junho e pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 18h.
Na inauguração da mostra, neste sábado, haverá uma conversa aberta com o curador e com o artista Carlos Lerma, assistente de Oscar Muñoz, às 17h, e ainda a apresentação das projeções externas, a partir das 19h.
A exposição focaliza especialmente a obra do artista multimídia colombiano Oscar Muñoz. Reconhecido no cenário internacional, ele se dedica à utilização de dispositivos singulares de desmaterialização da imagem fotográfica, gráfica e em vídeo, em que a transparência é qualidade recorrente. Materiais como água, vidro, janelas, acrílicos, vapores, envolvem e promovem processos de dissolução, de alteração, de decomposição e evidenciam o caráter sempre efêmero, transitório, frágil, da imagem, associado ao processo de memória e tempo que apaga as aparências. Ele cria assim, imagens instáveis, fluidas, atravessáveis, frágeis, que, desaparecendo, convidam o espectador a uma experiência, tanto sensual quanto racional, do tempo subjetivo da imagem.
A partir das obras desse artista, se constrói um diálogo com as obras dos artistas brasileiros Eder Santos, Elisa Campos e Renato Gaia, que apresentam vídeo instalações noturnas e objetos, ocupando o espaço externo da Casa do Baile. A exposição constitui-se no fluxo entre as qualidades espaciais, arquitetônicas e imagéticas naturalmente proporcionadas pelo edifício e sua paisagem circundante, e as qualidades intrínsecas às obras expostas. Compõe ainda a mostra, uma programação de vídeos de artistas brasileiros – Cao Guimarães, Milena Travassos, Wagner Morales e Alexandre Veras – alternados com aproximadamente 70 extratos de filmes focalizando 12 temas relacionados ao universo conceitual definido pelo curador.
As Transparências Líquidas da Imagem tem sua montagem coordenada por Elisa Campos, com o apoio de um Comitê Artístico formado pelos artistas e professores da Escola de Belas Artes da UFMG, Adolpho Cifuentes, Carlos Falci e Patricia Dias Franca-Huchet. A exposição integra o Programa de Cátedras Francesas na UFMG, uma parceria entre o Diretoria de Relações Internacionais da UFMG e a Embaixada da França no Brasil.
O curador Philippe Dubois é um teórico de renome internacional, inquestionável representante do pensamento europeu sobre a imagem e mais especificamente sobre a fotografia e o cinema em interface com as artes visuais na contemporaneidade. É o autor de livros referenciais como “O ato fotográfico” e “Cinema, vídeo Godard” (ambos traduzidos para a língua portuguesa). Com essa exposição, ele se despede do período de seis meses em que desenvolveu atividades dentro Programa de Cátedras Francesas na UFMG, oferecendo dois cursos de 32h/aula cada, duas conferências abertas à comunidade e orientação a alunos de Mestrado e Doutorado, na EBA/UFMG.
Mais informações: (31) 3277-7443