FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Sessão debate limpeza das praias e uso de emissários submarinos



O Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP promove, no próximo dia 28/4, o debate Praias limpas e emissario submarino de esgotos: problema ou solução? O evento, segundo de uma série de discussões que o departamento realiza na Escola, contará com a palestra dos pesquisadores Renato Castiglia Feitosa, da ENSP, Marize Pereira Miagostovich, do IOC e Julio César F.A Wasserman, da UFF. Paulo Rubens Guimarães Barrocas, da ENSP, coordenará a mesa. Clementina dos Santos Feltmann, também da Escola, é a coordenadora do evento.
 
O palestrante Renato Castiglia comentou que será debatida a questão da poluição das praias e lagoas e, apesar das controvérsias, o uso de emissários submarino como uma alternativa, já que não há espaço para tratamento convencional de esgoto em terra. "Mesmo que houvesse este espaço, os emissários seriam necessários para uma disposição oceânica final, em virtude da baixa capacidade de depuração dos sistemas lacunares coisteiros", admitiu o pesquisador.
 
A atividade, que será às 9h30, na sala 410 do prédio da ENSP, é aberta ao público, sem a necessidade de inscrição e as vagas são limitadas. No primeiro DSSA Debate, ocorrido no dia 19 de março, foi debatida a crise de abastecimento de água na cidade do Rio de Janeiro. Leia mais sobre este primeiro encontro aqui.
DSSA debate

A proposta do DSSA debate é que este seja um espaço estratégico para a promoção do debate de temas relacionados ao saneamento e à saúde ambiental com implicações na saúde pública. Inicialmente, o que se pretende é realizar encontros mensais. Segundo a chefe do DSSA, Clementina dos Santos Feltmann, a intenção é discutir não só temas emergentes e de grande apelo na sociedade, como também assuntos correntes da área de saneamento e saúde ambiental. Para tanto, as reuniões visam, além da participação dos próprios pesquisadores do Departamento, a integração dos alunos da Escola e os demais interessados nos assuntos que serão abordados.