FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 26 de maio de 2015

Pré-temporada do FLI-BH promove seminário com contadores de histórias

A Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Cultural Aletria, apresenta o I Seminário O Fio da Memória - A Arte dos Contadores de Histórias, no próximo dia 30 de maio, no Museu Histórico Abílio Barreto. Das 8h às 18h, bibliotecários, professores, estudantes, mediadores de leitura e contadores de histórias poderão participar de discussões acerca da arte narrativa. A programação contempla performances, mesas de debates e palestras de importantes nomes da literatura nacional.

O Seminário integra a programação de eventos pré FLI–BH – Festival Literário Internacional e Primavera da LIBRE (Liga Brasileira de Editoras), que serão realizados no Parque Municipal, em Belo Horizonte, no período de 25 a 28 de junho de 2015.

"É uma oportunidade de reflexão e debate sobre o ofício dos contadores de histórias nos diversos espaços culturais e educativos da cidade. Trata-se de valorizar e promover a arte de contar histórias como estímulo à leitura, preservação da memória e resgate das tradições populares", explica Rosana Mont’ Alverne, presidente da Câmara Mineira do Livro e curadora do Seminário.

No encontro estarão presentes grandes nomes da arte de contar histórias, como Cristina Cançado (professora da PBH e autora do Blog "Mães que educam"), Olavo Romano (contador de causos, escritor e presidente da Academia Mineira de Letras) e Illan Brenman (escritor e especialista em literatura infantil e juvenil, ganhador de diversos prêmios e traduzido em vários países).

Os interessados devem fazer inscrição gratuita pelo e-mail preflibh@gmail.com até o dia 27 de maio.

As narrações de histórias farão parte também da programação do 1º Festival Literário Internacional em uma mostra com sessões para crianças, jovens e adultos, que acontecerá durante os quatro dias do evento.
Pré FLI-BH
A intenção do Pré-FLI é divulgar o Festival e sensibilizar a cidade para o evento que acontecerá em junho. “O FLI-BH é a culminância de diversas ações de acesso ao livro e incentivo à leitura em Belo Horizonte e apenas quatro dias de Festival não conseguiriam abarcar toda a diversidade das ações que são realizadas durante todo o ano de maneira descentralizada. O Pré-FLI, além de ampliar o leque de programação, promove uma ação mais efetiva de mobilização e incentivo à leitura. A literatura precisa de um tempo maior para que as pessoas se aproximem, tomem conhecimento dos autores que virão a Belo Horizonte. Enfim, para que experimentem um pouco do que será o Festival”, explica Leônidas Oliveira, Presidente da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.
O FLI-BH
O Festival Literário Internacional de Belo Horizonte – FLI-BH – nasce da convergência de políticas públicas de acesso ao livro, à leitura e à literatura que a Prefeitura, através, da Fundação Municipal de Cultura, desenvolve. Atualmente, são 20 bibliotecas espalhadas pela cidade, que contam com um acervo em permanente formação. Por ano, são cerca de 160 mil pessoas atendidas, 40 mil empréstimos de livros e realizadas 800 atividades de incentivo à leitura.
A Fundação também promove dois dos maiores concursos literários nacionais: o João-de-Barro – dedicado à literatura infantil e juvenil – e o prêmio Cidade de Belo Horizonte, que premiará com 50 mil reais as melhores obras nas categorias conto e poesia. A FMC vem discutindo com a sociedade civil o Plano Municipal de Leitura, Livro, Literatura e Bibliotecas, que consolidará a política pública para o setor.
Além de ser a culminância das ações destinadas ao acesso ao livro e a promoção da leitura na capital mineira, um festival inteiramente dedicado à literatura era demanda antiga de escritores, ilustradores, editores, livreiros e leitores da cidade, que queriam um grande evento para a literatura, nos mesmos moldes dos festivais já realizados pela Fundação, como o Festival Internacional de Teatro, o Festival Internacional de Quadrinhos e o Festival de Arte Negra.

O Festival acontecerá entre os dias 25 e 28 de junho, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, na Avenida Afonso Pena, Centro, Belo Horizonte.
Mais informações: (31) 3277-4648