FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 27 de junho de 2015

Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG apresenta exposição fotográfica sobre o Congado na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Exibindo 30_anos_Flyer_.png



O Congado, tradição popular de matriz africana, está presente na vida de diversas comunidades em todo o território mineiro. Existem cerca de 1174 grupos ativos no estado, que promovem 701 festas realizadas em 332 municípios. O registro dessa tradição é o mote da exposição “30 Anos de Cultura Popular em Minas Gerais”. A mostra apresenta parte do acervo de fotografias do produtor cultural Guilardo Veloso, que é também um pesquisador das manifestações da cultura popular. O trabalho retrata a história dos congadeiros da capital mineira através de imagens de festejos realizados em bairros da Região Metropolitana de Belo Horizonte, apresentando diferentes gerações de irmandades. A exposição é uma realização da Associação dos Congadeiros de Minas Gerais e do Espaço do Conhecimento UFMG, com o patrocínio da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, por meio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura.
A atividade é gratuita e estará em cartaz na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG de 29 de junho a 31 de julho, entre 18h e 22h.

Linguagens, diversidade e legado
O nome “Congado” refere-se a toda uma diversidade cultural resultante do encontro da tradição africana com o catolicismo. Conforme explica Guilardo Veloso, “hoje o que chamamos de congado representa sete diferentes tipos de grupos, como o Candombe, que veio da África, o Congo, o Moçambique, os Caboclos, Vilão, Catopês e os Cavaleiros de São Jorge, conforme informações do livro do Professor Saul Martins, Os 7 Irmãos do Congado. Quando utilizamos o termo, falamos de alguns desses grupos e cada um deles tem características próprias”, resume.
As fotos que integram a mostra resultaram dos registros realizados em 10 bairros da Região Metropolitana de Belo Horizonte. “É um trabalho que tenho feito ao longo dos anos, de documentação fotográfica, mais dirigido para que a Associação dos Congadeiros de Minas tivesse um acervo que contemplasse a diversidade encontrada nas festas de bairro. São imagens que mostram crianças que hoje são capitães das guardas nas suas respectivas irmandades”, conta reforçando o valor documental do trabalho. A realização da exposição acontece em consonância com a salvaguarda do Congado, cujo processo está em fase de análise no IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional).

A exposição é parte das atividades iniciadas em 2014 com o “1º Cortejo Popular”, que resultou no encontro de 20 grupos da Região Metropolitana, contando ainda com a celebração de uma Missa Conga e, recentemente, com a realização de um debate com o tema “Salvaguarda do Congado Mineiro”, dentro da programação do Café Controverso. “A perspectiva é que estas ações tenham continuidade, ainda em 2015, com a organização de um novo cortejo e de outras atividades educativas, que terão como ponto de partida o Espaço do Conhecimento da UFMG, enfatiza Patrick Lommez, um dos proponentes do projeto.

Fachada Digital
A fachada externa do Espaço do Conhecimento UFMG é revestida por um material vítreo especial, o que transforma o edifício numa grande tela de projeção. Todas as noites, imagens que unem arte, ciência e experimentação são exibidas na fachada, numa interface entre o Espaço e a Praça da Liberdade. Estes painéis digitais atraem os olhares de milhares de pedestres e motoristas que passam pela região todos os dias, levando à rua e à cidade a experiência do conhecimento proposta pelo Espaço.
 
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes, através da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a operadora TIM, a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG – e da Rede de Museus e Espaço de Ciência e Cultura da UFMG.

Serviço:
Exposição fotográfica: 30 Anos de Cultura Popular em Minas Gerais
Período: 29 de junho a 31 de julho – de 18h às 22h
Local: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700