FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 24 de junho de 2015

O Circo Crescer e Viver apresenta a Mostra Artística do PROFAC no dia 27/06, às 20h

Alunos do Programa de Formação do Artista de Circo subirão ao picadeiro em apresentação aberta ao público
A Mostra Artística Semestral dos alunos do PROFAC (Programa de Formação do Artista de Circo) acontecerá no próximo sábado, 27/06, às 20h. O tema da apresentação será batucada nacional e os alunos, pela primeira vez, tocarão instrumentos de percussão ao vivo para compor a trilha sonora do espetáculo. Entre as habilidades apresentadas estarão a Acrobacia de Solo, Acrobacia Aérea, Equilibrismo, Malabarismo, entre outros, as Performances Circenses. A entrada é gratuita e aberta ao público.

O coordenador do PROFAC, Paulo Borges, conta como foi a construção do espetáculo: "A Mostra Artística do Programa de Formação do Artista de Circo (PROFAC) é um espetáculo construído e desenvolvido pelos alunos, educadores, coordenação e direção a partir de um repertorio multidisciplinar que ao longo do semestre foi explorado dentro do conteúdo da proposta pedagógica partindo de um tema norteador dos processos e pesquisas de estudos e movimentos, e dentro de um padrão estético e de linguagem que permeiam todos os espetáculos produzidos e criados pelo CRESCER E VIVER", ressalta Paulo.

SOBRE O PROFAC:
O PROFAC - Programa de Formação do Artista de Circo destina-se a jovens entre 17 e 24 anos, que se interessam pelo circo como um campo de formação e profissionalização. Os aspirantes passam por um processo seletivo de habilidades em técnicas circenses, avaliação de capacidades físicas e artísticas e entrevistas individuais para ingressarem no programa. Com duração de três anos, tem por objetivo formar jovens artistas através do desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e habilidades artísticas e culturais, preparando-os para a atuação performática com excelência e segurança, no contexto dos múltiplos espaços cênicos e das diversas possibilidades de encenação no espetáculo circense, com conteúdos voltados para os alunos estruturarem um amplo vocabulário artístico e cultural.

Preparação corporal, acrobacia de solo, acrobacia aérea, equilibrismo, malabarismo, interpretação, dança contemporânea e disciplinas teóricas compõem a estrutura curricular obrigatória do PROFAC, além de conteúdos eletivos como capacitação em pedagogia circense, práticas de ensino, master classes e oficinas de técnicas especiais. As aulas acontecem de segunda à sexta-feira, de 8h às 12h15min no picadeiro do Circo Crescer e Viver.

SOBRE O CIRCO CRESCER E VIVER:
O Circo Crescer e Viver junta arte e transformação social em seu picadeiro. Criado há quase 12 anos - que serão completados no dia 3 de setembro de 2015. O projeto desenvolve ações nos campos da formação, produção, difusão e fruição das artes circenses, numa das mais exitosas experiências de utilização do circo como ferramenta de diálogo pedagógico junto a crianças e jovens que vivam em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, o Crescer e Viver é um empreendimento com atuação em todos os elos da cadeia produtiva circense.
O reconhecimento do trabalho fez com que o Circo Crescer e Viver se transformasse em uma das organizações líderes da Rede Circo do Mundo Brasil, articulação que representou junto à Rede Internacional de Formação em Circo Social e à Federação Ibero-Americana de Circo.

SERVIÇO:
MOSTRA SEMESTRAL DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DO ARTISTA DE CIRCO (PROFAC)
LOCAL: CIRCO CRESCER E VIVER
DATA: 27/06, sábado, às 20h
Endereço: Rua Carmo Neto, n° 143 - Ao lado do Metrô da Praça Onze - Centro do Rio.
Entrada franca
Classificação: Livre