FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 27 de julho de 2015

MM GERDAU PROMOVE WORKSHOP SOBRE REAPROVEITAMENTO DE OBJETOS DESCARTÁVEIS



Museu traz para o ‘Matéria-prima’ o workshop ‘Vestindo descartados’, com o coletivo
Vestíveis Urbanos. Quinta e sábado, 30 de julho e 1º de agosto, com inscrições gratuita
s

Para a programação cultural Toda Quinta e Muito Mais..., o MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, noCircuito Cultural Praça da Liberdade, promove na quinta-feira, 30 de julho de 2015, e no sábado, 1º de agosto, nova edição do Matéria-prima, desta vez com o workshop “Vestindo descartados”, com o coletivo Vestíveis Urbanos. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas em www.mmgerdau.org.br.

Quando os objetos viram lixo? Porque as pessoas fazem o descarte de forma inadequada? Qual é a responsabilidade de cada um nisso? É com esses questionamentos que o Vestíveis Urbanos propõe a oficina. O objetivo é usar objetos descartáveis como matéria-prima para adornos e objetos decorativos, contribuindo para uma cidade mais consciente, participativa e limpa. A atividade é realizada em parceria com o Banco dos Saberes.

No dia 30, quinta-feira, às 19h30, haverá a introdução de algumas técnicas de “vestir” os objetos descartados e esclarecimento sobre os materiais a serem trazidos pelos participantes, que deverão ter formatos diversos e que foram deixados pelas ruas, avenidas e praças da cidade. Já no dia 1º, sábado, às 14h, será a vez da prática de transformar os objetos, dando-lhes novo uso.

Matéria-prima
A atração Matéria-prima consiste em atividades de curta duração no MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, com abordagens teóricas e práticas sobre diferentes temas. As inscrições, gratuitas e com vagas limitadas, são feitas pelo site www.mmgerdau.org.br.

A programação cultural Toda Quinta e Muito Mais... é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), do Ministério da Cultura, com o patrocínio da Gerdau.

SERVIÇO

Matéria-prima – “Vestindo descartados”, com o coletivo Vestíveis Urbanos
  • Datas: 30 de julho e 1º de agosto de 2015 (quinta-feira e sábado)
  • Local: MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
  • Horário: Quinta, às 19h30, e sábado, às 14h
  • Inscrições gratuitas em www.mmgerdau.org.br


MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Com 18 salas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo. O MM Gerdau integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcello Dantas. O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisore foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herity em gestão da qualidade do patrimônio cultural.

Endereço: Praça da Liberdade S/N, Prédio Rosa - Funcionários
Telefone: (31) 3516-7200
Funcionamento: Terça a domingo, das 12h às 18h (quinta, das 12h às 22h)
Entrada franca