FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 30 de agosto de 2015

FGV/ IBRE e FGV/EESP realizam workshop para discutir política industrial em Brasília

Na última terça-feira, dia 25 de agosto, o Instituto Brasileiro de Economia (FGV/IBRE) e a Escola de Economia de São Paulo (FGV/EESP), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), realizaram o workshop “Elementos para uma nova Política Industrial do Brasil no período 2015-2018”, em Brasília.
Com quatro painéis de discussão, o evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro; do secretário de Desenvolvimento da Produção do MDIC, Carlos Gadelha;  do vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Glauco José Côrte; do diretor da FGV/IBRE, Luiz Guilherme Schymura; da diretora do Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura (FGV/CERI), Joisa Dutra, além dos pesquisadores da FGV/IBRE Maurício Canêdo Pinheiro e Regis Bonelli, do professor da FGV/EESP Nelson Marconi, entre outros.
Na abertura do evento, o ministro Armando Monteiro afirmou que a indústria brasileira é um ativo estratégico e que não existe crescimento econômico sem investimento. Ele disse, ainda, que iniciativas como a do encontro são indispensáveis para a evolução do setor industrial. Schymura também ressaltou a importância do debate devido ao aprimoramento da política industrial ser um tema recorrente em todos os países.
Os participantes apresentaram seus trabalhos e discutiram os temas em questão nos seguintes painéis de debate: “Visão Geral sobre Política Industrial”, “Desafios para uma nova Política Industrial”, “Produtividade e Custos” e “Indústria e Desenvolvimento Produtivo no Brasil”.
Durante o workshop, também houve o lançamento do livro “Indústria e Desenvolvimento Produtivo no Brasil”, organizado pelo ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, pelo pesquisador Mauricio Canêdo Pinheiro (FGV/IBRE), pelo professor Nelson Marconi (FGV/EESP) e por Laura Cardoso (Universidade de São Paulo - USP). A obra, que foi elaborada pelo FGV/IBRE e pela FGV/EESP e publicada pela Editora Elsevier, reúne artigos com diferentes abordagens sobre a política industrial brasileira.