FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

GVces é destaque em evento com ministros e líderes de grandes empresas

Na última quinta-feira, dia 13 de agosto, o Instituto Ethos e as empresas que integram o Fórum Clima lançaram a Carta Aberta ao Brasil sobre Mudança do Clima 2015, em São Paulo. O documento, que renova e amplia os compromissos assumidos em 2009, foi atualizado com avanços na proposição de sugestões para posicionamento e ações do governo brasileiro na agenda climática em âmbito nacional e internacional.
Parceiro do Fórum Clima nas Iniciativas Empresariais pelo Clima (IEC), o Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV/EAESP) participou com grande destaque do lançamento. Ao longo do evento, foram apresentados dois projetos associados ao GVces: o Programa Brasileiro GHG Protocol e o Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBOVESPA (ISE). A pesquisadora Annelise Vendramini, responsável por projetos em mudanças climáticas do centro, também estava presente no encontro.
Na ocasião, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, citou o ISE a partir de sua própria experiência no setor financeiro privado, apontando o indicador como um benchmark importante da sustentabilidade enquanto geradora de valor às organizações. O índice, que completa dez anos em 2015, tem metodologia elaborada pelo GVces e atualizada anualmente, em paralelo a outras atividades como encontros temáticos e consultas públicas para empresas e investidores.
Já o presidente da InterCement, José Edison Barros Franco, destacou a importância do Programa Brasileiro GHG Protocol no acompanhamento das emissões de gases de efeito estufa (GEE) de sua organização, ressaltando a relevância do tema para o setor de cimento – entre os maiores emissores globais de GEE, com 5% do total – e para a tomada de decisões estratégicas dentro dele. O GVces deu início às atividades do Programa Brasileiro GHG Protocol em 2008 e ajudou a construir uma cultura de inventários de GEE que era inexistente no setor empresarial brasileiro até então.
O evento acontece com intuito de discutir questões sobre o tema para a decisiva Conferência do Clima (COP 21), em Paris, que irá consolidar um novo acordo climático e sucederá o Protocolo de Quioto, trazendo compromissos para todos os países, dando as diretrizes de uma economia de baixo carbono, que deve constituir um novo ambiente de competição e inovação para a economia brasileira no contexto global.
Para mais informações sobre o GVces, acesse o site.