FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

BICIRIO 2015

O biciRio é um fórum anual realizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro através da Secretaria de Meio Ambiente da Cidade. Realizado desde 2011, o projeto tem como objetivo central promover a integração da bicicleta aos modais de transporte urbano da Cidade.
O biciRio deste ano chega à sua quinta edição e vai acontecer entre os dias 20 e 22 de Setembro. Na programação deste ano o biciRio vai promover no Domingo, 20, o já tradicional Passeio Ciclístico, um torneio de Slow biking, e uma exibição de BMX Freestyle! No dia 21 acontece o Seminário biciRio, no hotel Marriott na orla de Copacabana e no dia 22 a Visita Técnica na Ciclovia das Laranjeiras.

BMX Freestyle – 20 de Setembro

Em 2015, o biciRio faz pela primeira vez uma exibição de BMX Freestyle, no Aterro do Flamengo. Diferentes atletas deverão demonstrar manobras radicais em meio a bicicletas, equipamentos e rampas.  A modalidade da exibição deste ano é o Vert, praticado em uma rampa com formato Half-Pipe. Com manobras nas bordas e nos chamados aéreos os atletas buscam executar manobras de alto grau de dificuldade. É uma modalidade com grande impacto visual para espectadores. O biciRio BMX Freestyle acontece no domingo, 20 de Setembro às 10:30.
BMX Free Style

biciRio Slow biking – 20 de Setembro

“Slow biking” é um conceito muito simples mas muito divertido: uma competição em qual cada vez três ciclistas competem em ir do ponto X para ponto Y na maneira mais devagar possível, sem botar o pé no chão. Isso acompanhados por um juiz ao vivo. Os vencedores ganharão prêmios irados! O torneio de Slow biking acontece no Domingo, 20 de Setembro, às 11:30.

Seminário biciRio – 21 de Setembro

O seminário biciRio já tratou e debateu diversos assuntos como comportamento dos usuários, modelos de gestão da bicicleta em diferentes cidades, modelos de ciclovia, casos nacionais e internacionais, o trabalho das universidades no setor, integração dos usuários de bike com outros modais de transporte e legislação do trânsito.
Em sua programação, o biciRio já reuniu importantes nomes nacionais e internacionais como a ex-secretária de transportes de Nova York, Janette Sadi-khan, Frans van Schoot, Vice Presidente da European Cyclists Federation, Roelof Wittink, diretor da embaixada de ciclismo da Holanda, Altamirando Moraes, sub-secretário de meio ambiente da Cidade do Rio de Janeiro, Zé Lobo, presidente da organização Transporte Ativo, entre outros importantes nomes do setor. Em 2015 o seminário irá acontecer no hotel J.W. Marriott, Copacabana, Rj.

Visita técnica – 22 de Setembro

Os participantes do biciRio realizam visitas técnicas anuais.  As visitas técnicas mostram ao público tecnologias, processos construtivos, modelos de bicicletários e outros equipamentos urbanos, focados no uso da bike. Em 2015, a visita técnica biciRio será no dia 22 de Setembro, Dia Mundial Sem Carro, na Ciclovia das Laranjeiras.