FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Café Controverso



No mês de setembro, a Rádio UFMG Educativa completa 10 anos de existência. O mês também viu nascer, 79 anos atrás, a Rádio Inconfidência, uma importante iniciativa de administração pública de canais comerciais que compreende FM e AM. Além de compartilharem o mês de aniversário, as duas rádios ajudaram a construir a história da mídia no Estado de Minas Gerais, possuem diferentes modelos de gestão e são parte da vida de inúmeros ouvintes e profissionais que passaram e ainda passam pelos seus estúdios.
Para discutir os desafios do gerenciamento de ambas as emissoras, o Café Controverso do próximo sábado, dia 19 de Setembro, conta com a presença do Diretor Artístico da Rádio Inconfidência, Elias Santos, e da Diretora Adjunta do Centro de Comunicação da UFMG (CEDECOM), Tacyana Arce. O evento, que acontece na Cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG, às 11 horas, traz o tema: O Papel das Rádios Públicas em BH e tem entrada gratuita. Este Café Controverso faz parte da programação das comemorações de 10 anos da Rádio UFMG Educativa, que se estende até setembro de 2016. Saiba mais sobre a programação completa aqui: http://bit.ly/10anosufmgeducativa
Assim que se formou, Elias Santos começou sua carreira na Rádio Inconfidência, trabalhando como locutor durante 8 anos. Em seguida, coordenou a Rádio UFMG Educativa durante 10 anos. Elias Santos traça paralelos entre o trabalho nas duas emissoras: “a Inconfidência pode ser considerada uma rádio alternativa, até mesmo, por tocar MPB, diferentemente da maioria das rádios do espectro FM. A programação alternativa da UFMG Educativa também foi influenciada por essa minha experiência.” Da mesma forma, ao voltar para a Inconfidência, 10 anos depois, Elias acredita trazer influências da UFMG Educativa, como por exemplo, a questão da Educação, que se tornou prioritária para ele.

Atualmente Diretora Adjunta do Centro de Comunicação da UFMG (CEDECOM), Tacyana Arce, é professora e já atuou como repórter do Estado de Minas e Coordenadora de Jornalismo da Rádio UFMG. “É interessante destacar o fato da Rádio UFMG Educativa estar dentro de um ecossistema público de comunicação, fazendo parte do CEDECOM; um centro que trabalha a comunicação por uma perspectiva extensionista, pensando uma comunicação que busca o diálogo entre a universidade e a sociedade, além da comunicação institucional”, comenta. A própria emissora define sua programação como "alternativa", e busca uma relação mais dialógica com a sociedade. "É importante permitir à sociedade o acesso a informações que não são oferecidas a ela em função da lógica comercial do sistema privado. Nesse sentido, o fato dela integrar um centro de comunicação que pensa em linguagens e processos de comunicação de maneira dinâmica, caracteriza a UFMG Educativa e faz com que ela seja tão plural”, completa.

Café Controverso
O conhecimento raramente passa pelo consenso e sua construção se faz, sempre, pelo diálogo. Nos Cafés Controversos, os temas são amplos e diversificados, e não se detêm
aos tratados no interior do Espaço do Conhecimento: abordam diferentes setores da cultura, das artes e da ciência. Um espaço de debate e troca de ideias e perspectivas.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes através da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a operadora TIM, a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e da DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

Serviço:
Café Controverso "O Papel das Rádios Públicas em BH"
Data: 19 de setembro, às 11h
Local: Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700
Entrada franca
Mais informações: www.espacodoconhecimento.org.br/ (31) 3409-8350
Informações para a imprensa: (31) 3409-8366