FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 29 de setembro de 2015

GloboNews no Rio Market

GloboNews discute novos formatos de jornalismo e promove pré-estreias de documentários no Festival do Rio

A GloboNews renova, pelo quarto ano consecutivo, a sua parceria com o Festival do Rio e realiza uma série de eventos gratuitos no RioMarket, a área de negócios do Festival. Nos dias 3 e 4 de outubro, o canal de notícias leva alguns de seus profissionais ao evento para discutir o novo formato dos telejornais e o processo de escolha das pautas, além de exibir a pré-estreia dos documentários ‘Morte e Vida Severina’ e ‘Boa Noite, Solidão’.

No sábado, dia 3 de outubro, às 15h, o apresentador Sérgio Aguiar, o editor-chefe Nelson Garrone e alguns comentaristas do ‘Em Pauta’, como Gerson Camarotti, Sandra Coutinho e Elisabete Pacheco, estarão no evento para discutir o formato inovador e dinâmico do telejornal e o olhar diferenciado que ele tem sobre a cobertura diária. Às 19h30, Gerson Camarotti se une à diretora Cristina Aragão para a pré-estreia do documentário ‘Morte e Vida Severina’, que levou o repórter pernambucano a percorrer mais de mil quilômetros para refazer o caminho do personagem épico do poema de João Cabral de Melo Neto, 60 anos depois de escrito. Depois da exibição, Camarotti e Cristina conversam com o público.

No domingo, dia 4 de outubro, a GloboNews reúne os repórteres especiais Geneton Moraes Neto e Fernando Gabeira em uma mostra que mergulhará no universo de escolha das pautas e dos personagens, além de discutir o uso de equipamentos mais simples no jornalismo de televisão. A diretora da GloboNews Eugenia Moreyra participa da discussão, que será mediada por Marcia Monteiro, chefe de redação de programas do canal. A pré-estreia desta noite fica por conta do documentário ‘Boa Noite, Solidão’, dirigido por Geneton Moraes Neto e gravado em Solidão, em Afogados da Ingazeira e em Tabira, cidades vizinhas, no sertão pernambucano. Ele mostra quem são e como vivem personagens que nunca saíram do sertão e o que imaginam sobre a vida nas grandes cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Ainda no sábado, às 17h, o canal exibe o documentário ‘Intolerância’, sobre histórias de agressões e fé de vítimas de casos de intolerância religiosa registrados em todo país, seguido por um debate com a diretora Renata Baldi, o produtor Claudio Renato e o supervisor de programas da GloboNews Marcelo Lins. No domingo, no mesmo horário, o canal exibe o documentário ‘Que Mundo É Esse?’, que leva André Fran, Felipe UFO e Michel Coeli a mostrar a inacreditável histórias dos curdos, o maior povo do mundo sem uma naçãoSão mais de 30 milhões de pessoas, entre terroristas, refugiados, vítimas de genocídio, guerreiros da liberdade, que buscam sua independência e o reconhecimento de seus direitos. Na semana seguinte, de 5 a 9 de outubro, o canal exibe, sempre às 19h, documentários relacionados ao Estado Islâmico.

Todos os eventos são gratuitos – sujeitos a lotação das salas – e as inscrições já estão abertas no sitehttp://www.riomarket.com.br.

SERVIÇO:

Mostra GloboNews: Colégio Brasileiro de Altos Estudos, UFRJ (Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo)

Sábado, dia 03/10, às 15h – Em Pauta: um novo formato de telejornal
O apresentador do ‘Em Pauta’ Sérgio Aguiar, o editor-chefe Nelson Garrone e os repórteres Gerson Camarotti, Sandra Coutinho e Elisabete Pacheco, parte do time de comentaristas do telejornal, se reúnem para uma conversa descontraída sobre novos formatos do jornalismo e um olhar diferenciado da cobertura diária, características do telejornal de maior sucesso da GloboNews.

Sábado, dia 03/10, às 17h - Documentário 'Intolerância'
Em meio à crescente onda de casos de intolerância religiosa registrados no país todo, o documentário 'Intolerância' ouve histórias de agressões e fé dos principais envolvidos no tema. Padres, pastores e pais e mães de santo do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador falam de suas convicções e dos caminhos para uma convivência harmônica entre as religiões no Brasil. Após a exibição, haverá um debate com a diretora Renata Baldi, o produtor Claudio Renato e o supervisor de programas da GloboNews Marcelo Lins.

Sábado, dia 03/10, às 19h30 – Pré-estreia do documentário ‘Morte e Vida Severina’
Sessenta anos depois de João Cabral de Melo Neto escrever o poema ‘Morte e Vida Severina’, uma equipe da GloboNews, comandada pelo repórter Gerson Camarotti e pela diretora Cristina Aragão, percorre mais de 1,4 mil quilômetros no sertão de Pernambuco para refazer o caminho do personagem épico de João Cabral. A equipe convidou moradores do Sertão, da Zona da Mata e do Recife a ler trechos do poema e, paralelamente, foram dando espaço às muitas histórias comoventes e complementares à saga do Severino de João que foram surgindo. O ator pernambucano Jesuíta Barbosa participa dessa coletânea de vozes. Após a exibição do documentário, haverá um debate com os diretores Gerson Camarotti e Cristina Aragão.

Domingo, dia 04/10, às 15h – A escolha por trás das pautas em um canal de notícias
Os repórteres especiais Geneton Moraes Neto e Fernando Gabeira conduzem um debate sobre a escolha das pautas, de personagens e o uso de equipamentos mais simples na nova linguagem do jornalismo televisivo. Também participam da palestra a diretora da GloboNews, Eugenia Moreyra, e a chefe de redação de programas, Marcia Monteiro.

Domingo, dia 04/10, às 17h – Pré-estreia de 'Que Mundo É Esse?'
André Fran, Felipe UFO e Michel Coeli transformaram em documentário a série de quatro programas exibidos pela GloboNews sobre o Curdistão: a maior nação sem Estado do mundo. São mais de 30 milhões de pessoas que buscam sua independência e o reconhecimento de seus direitos e hoje vivem entre a Síria, Irã, Armênia, Turquia e Iraque.Ao longo dos 15 dias de viagem, o trio testemunha questões importantes da história dos curdos, conhecem crianças, famílias e idosos que hoje somam mais de um milhão e meio de pessoas, que sobrevivem em dezenas de campos de refugiados. Visitam pessoas que fogem do Estado Islâmico, da Guerra da Síria e os Yazidis, o povo mais perseguido do mundo. No norte do Iraque, em Makhumur, eles  acompanham os Peshmerga, o exército do Curdistão, até a linha de frente da guerra contra o Estado Islâmico, hoje uma das maiores ameaças à humanidade.

Domingo, dia 04/10, às 19h30 – Pré-estreia do documentário 'Boa noite, Solidão'
Um novo Brasil nasce nos sertões: um país habitado por uma juventude que, além de 100% conectada à internet, já não sonha em partir para o chamado "sul maravilha", ao contrário do que aconteceu com gerações anteriores. Dirigido por Geneton Moraes Neto, o documentário ‘Boa Noite, Solidão’ retrata personagens deste Brasil. Gente que se assusta com a violência dos grandes centros urbanos e com os relatos feitos por parentes e amigos que decidiram arriscar a vida no Rio de Janeiro ou em São Paulo. As gravações foram feitas em Solidão, em Afogados da Ingazeira e em Tabira, cidades vizinhas, no sertão pernambucano.

Segunda-feira, dia 05/10, às 19h - Documentário 'Nas mãos da Al-Qaeda'
Desde a recente descoberta de mais uma tentativa da Al-Qaeda de colocar uma bomba a bordo de um avião que iria para os Estados Unidos, o status do Iêmen como um centro de terrorismo ganhou as manchetes mundiais. Durante um ano turbulento que tem visto manifestações de massa e a remoção do presidente Ali Abdullah Saleh do poder, a Al-Qaeda na Península Arábica (AQAP) não cumpre as táticas hit-and-run promovidas por Osama Bin Laden e conseguiu capturar as grandes faixas de terra em todo o sul do país. Apresentando entrevistas com os principais protagonistas de todos os lados, o premiado repórter Ghaith Abdul Ahad descobre a verdadeira história de como a Al Qaeda assumiu o controle de vilas e cidades em uma primeira tentativa para estabelecer o seu próprio Estado.

Terça-feira, dia 06/10, às 19h - Documentário 'Estado Islâmico'
Qualquer um que não é como a gente é inimigo e deve ser marcado como infiel. Esta parece ser a ideologia dominante dos terroristas takfiri extremos, conhecidos como o Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIL). Seu objetivo é ser o estabelecimento de um califado islâmico. Xiitas, cristãos, sunitas, Yazidies, e quem se atreve a questioná-los ou levantar a voz discordante é perseguido sob a sua versão distorcida da Sharia islâmica. Decapitações horripilantes, crucificações e execuções em massa são levados a cabo sob a sua bandeira negra icônica. Às vezes, parece que as vítimas são quem dá o azar de cruzar o caminho dos terroristas durante os seus massacres. Ainda assim eles sabem como manipular a mídia social e recrutar simpatizantes a sua "luta pela justiça". Para saber quem são essas pessoas, pelo que elas estão lutando e quem as financia, o documentário vai fundo em seus acampamentos e traz entrevistas e imagens exclusivas. Muitos dos que foram inicialmente apaixonados pela promessa do grupo de justiça parecem estar hoje horrorizados e totalmente desiludidos.

Quarta-feira, dia 07/10, às 19h - Documentário 'Kobani Vive'
O documentário traz o olhar do fotógrafo brasileiro Gabriel Chaim diante das ruínas deixadas pelo grupo extremista Estado Islâmico e pelos bombardeios da coalizão liderada pelos EUA na cidade de Kobani. Situada na fronteira da Síria com a Turquia, Kobani se tornou um ponto chave na guerra contra os radicais islâmicos. Lá vive o povo curdo, principal responsável por conter o avanço terrorista na região. Os bombardeios da coalizão contribuíram para a vitória, mas causaram um efeito devastador. A cidade virou campo de batalha e dela só restaram escombros. Gabriel Chaim entrevista civis que, aos poucos, voltam do refúgio na Turquia para reconstruir Kobani. Muitos perderam parentes e amigos e agora estão morando entre os escombros de suas casas. O front de batalha é um dos destaques do documentário, onde Gabriel Chaim conhece soldados - homens e mulheres - que defendem suas terras com o próprio sangue. Kobani, cidade de onde o Estado Islâmico fugiu.

Quinta-feira, dia 08/10, às 19h - Documentário 'Infiltrada no Estado Islâmico'
O documentário 'Infiltrada no Estado Islâmico' (French Woman Infiltrated Islamic State) mostra como funciona a seleção e treinamento de recrutas às tropas do Estado Islâmico. Uma jornalista francesa, disfarçada como Rachida Bouhid, se alista no EI e, com uma câmera escondida, mostra o treinamento de jovens franceses candidatos ao Daesh em praças públicas de Paris, como é feito o “recrutamento” dos jihadistas via interneta viagem França-Turquia-Síria e os cuidados que os extremistas e conselheiros têm com os interessados em se aliar ao grupo.

Sexta-feira, dia 09/10, às 19h - Documentário 'A engrenagem'
Stéphanie veio de uma estruturada família judia. Estudou nas melhores escolas, só tirava boas notas e amava música. Era uma menina alegre. Mas uma força desconhecida fez com que ela se convertesse ao islamismo e se transformasse em uma radical, pronta para se envolver no conflito Sírio. É através de Stéphanie e de outras histórias emblemáticas, que o documentário “A Engrenagem” revela como e por que tantos jovens decidem largar suas vidas para viver em outro país e se dedicar a uma religião que mal conhecem. O filme também mostra como a sociedade civil e os muçulmanos estão reagindo a esse fenômeno.

Foto: Gerson Camarotti e a diretora Cristina Aragão no sertão de Pernambuco. Crédito: Globo/Divulgação