FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

LIBERARTE - Festival aberto ao público leva arte e diversão para a Praça Duque de Caxias



 Um respiro no caos da cidade
Festival aberto ao público leva arte e diversão para a Praça Duque de Caxias, neste fim de semana

No próximo sábado, 19 de setembro, quem passar pela Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Teresa, será convidado a desfrutar de uma série de atrações artísticas abertas a toda a família, inteiramente gratuitas, no IV Festival Liberarte. Promovido pelo Coletivo Palavra em Cena, o evento acontecerá entre as 15h e 21h30, brindando o público com apresentações de circo, dança, música, teatro e poesia. Também não faltarão artes plásticas, fotografia, desenho, escultura e contação de histórias. Afirmando a vocação do Bairro de Santa Teresa como grande cenário cultural da cidade, na data, artistas profissionais e novos talentos dividirão o palco, ampliando o potencial criativo do evento e propondo um espaço aberto para a arte e para as mais diversas trocas.  

Fruto da parceria entre as artistas Bia Oliveira e Cristiane Galvão, o Coletivo Palavra em Cena nasceu do desejo de difundir a arte, tendo em vista o intercâmbio de experiências, individuais e coletivas. Com uma filosofia de trabalho e metodologia criativa próprias, o grupo propõe a busca pelo desenvolvimento artístico por meio de exercícios de montagens cênicas, festivais de artes, atividades reflexivas, além do aprendizado teórico e prático de técnicas. Instigadas pelo talento presente no cenário de grupos amadores e também de companhias artísticas de igreja, as idealizadoras do projeto buscam estratégias para fomentar as discussões geradas no diálogo entre as diversas linguagens que constituem a cenário artístico mineiro.

Origens
O primeiro Festival Liberarte aconteceu em setembro de 2012, na Praça da Liberdade, reunindo um público aproximado de mil pessoas e superando até mesmo as expectativas de suas criadoras. O resultado do trabalho foi tão positivo que em 2013 o evento repetiu-se na Praça da Liberdade, com aprovação do projeto na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Já em 2014, o Festival ganhou novos ares migrando para a Praça Duque de Caxias, ampliando sua inteiração com o público.  Este ano, o Liberarte reunirá onze atrações e pela primeira vez contará com a parceria do Som do Céu.

Para as fundadoras do festival, Bia Oliveira e Cristiane Galvão, a concretização de mais uma edição do evento significa a realização de um sonho. “Queríamos levar arte para espaços abertos da cidade, uma arte que reflita nossos valores e seja aberta a todos e começamos pensando pequeno. Quando iniciamos o projeto, não imaginávamos que ele poderia crescer tanto! É uma alegria ver aonde chegamos,” comentam as artistas. “Acreditamos que estes espaços de alegria e celebração conjunta são respiros essenciais. Queremos que as pessoas possam usufruir da arte de forma tranquila, sair um pouco da rotina e do stress do dia-a-dia”, completam.

Atrações
Ana Antunes, Bauxita, Ilma Brescia, Carol Gualberto, Cláudia Beta, Erlon Lemos e banda, Grupo Amart (Recife), Ide - Escola de Dança, Ju Schiavo, Ludmila Cury, Joelma Jesus, Cleiton Figueiredo e Stefany Lorraine.

Serviço:
Festival Liberarte
Data: 19 de Setembro de 2015
Hora: 15h as 21h30
Local: Praça Duque de Caxias, Santa Teresa, Belo Horizonte MG.
Entrada gratuita
Classificação: Livre
Contato: (31) 7519-0677- Tamira Marinho (Assessoria de Comunicação)
Outras informações: www.palavraemcena.com.br/liberarte