FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

VIII CBUC reunirá grandes nomes da conservação no Brasil

Realizado periodicamente desde 1997, o Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) volta a Curitiba (PR), que será palco do evento pela quarta vez, entre 21 e 25 de setembro de 2015, mês em que sua organizadora completa 25 anos.
Considerado o maior encontro internacional sobre áreas protegidas e conservação da natureza da América Latina, o CBUC foi incluindo ao longo de suas edições outros dois eventos que são realizados de modo simultâneo a ele. Desse modo, paralelamente ao VIII CBUC serão realizados o IV Simpósio Internacional de Conservação da Natureza e a V Mostra de Conservação da Natureza.
As edições anteriores do CBUC trouxeram especialistas globalmente reconhecidos ao Brasil. Delas surgiram importantes diretrizes para a implementação de políticas públicas de conservação, criação e fortalecimento de áreas protegidas no Brasil. Em sete edições, realizadas em cinco diferentes cidades brasileiras, mais de oito mil participantes de todo o mundo passaram pelo CBUC.
A diretora executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Malu Nunes, reforça o papel essencial do evento no panorama social, econômico e conservacionista do país. “Sua realização contribui para a profissionalização da gestão de áreas naturais protegidas no Brasil e para ampliação dos benefícios que essas geram para a população, na medida em que permite o compartilhamento das técnicas de gestão, de relações com a comunidade e proteção da biodiversidade”, esclarece.
O objetivo do VIII CBUC é unir em um mesmo evento aqueles que fizeram parte de importantes momentos históricos do cenário ambiental brasileiro, com as novas gerações de profissionais e pesquisadores que a partir de agora passam a fazer parte das mudanças nesse cenário. A programação será abrangente, incluindo palestrantes de outras áreas do conhecimento, para criar o ambiente colaborativo e de novas ideias em busca de estratégias e ferramentas para o fortalecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
Com subtemas (veja abaixo) para cada um dos quatro dias do evento, o VIII CBUC pretende ampliar o conhecimento das pessoas sobre a importância da proteção da natureza para seu bem-estar e qualidade de vida, garantindo a elas mais subsídios para a compreensão da dinâmica ambiental em suas realidades.
Subtemas do VIII CBUC
22/09: Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC): concepção, implementação e situação atual
23/09: Fazendo a diferença: histórias transformadoras
24/09: Inovando na conservação: plataformas colaborativas
25/09: Colocando em prática: o papel de cada um
Clique aqui para acessar a programação preliminar.