FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Aula aberta com Charles Gavin, Arthur Dapieve, Leo Jaime e Tárik de Souza


  
Leituras do Brasil através da música e do futebol
Primeiro debate
Arthur Dapieve, Charles Gavin, Leo Jaime e Tárik de Souza
O jogador de futebol é o pop star do século XXI? Onde estarão os novos Princes, Bowies e Jacksons? Por que o Brasil ainda não compreendeu os motivos concretos que o levaram a ser derrotado por 7 a 1 para a Alemanha, na Copa de 2014? A música hoje não tem a mesma importância que tinha nos anos 50, 60, 70 e 80? E nosso futebol? Tem futuro? E a música brasileira é um espelho de nossa realidade? Música e futebol: dois assuntos que há décadas edificam a alma da nação brasileira, que elucidam o universo de nossa identidade cultural. Por meio deles é possível compreender o que se passa em nosso país? Valendo-se deste dois temas como veículos, realizaremos uma leitura profunda, cuidadosa e criativa do Brasil de hoje e de ontem.

Charles Gavin e Arthur Dapieve recebem Andre Rizek, Tárik de Souza, Fausto Fawcett, Leo Jaime, David Butter e Tim Vickery para um bate-papo onde acontecimentos, dados, opinões e reflexões sobre o mundo do futebol e da música se entrelaçam, se fundem, montando um painel real de nosso passado e de nossa época atual. 



Início: 04 de Novembro • Quarta-feira, às 20h • 1 encontro
Evento gratuito, sujeito à lotação da sala
Favor chegar até 30 minutos antes do evento
Inscrições a uma semana do evento
Inscrições pelo telefone (21) 2227-2237



 
 
 
Arthur Dapieve. Professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Colunista do jornal O Globo desde 1993. Autor de 11 livros, entre ficção e não ficção, como o romance De cada amor tu herdarás só o cinismo e o perfil Renato Russo - O Trovador Solitário. Apresenta um programa de música clássica na Rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles. Integra o conselho de programação da Sala Cecília Meireles.
Charles Gavin. Músico, produtor, pesquisador e apresentador. Foi baterista dos Titãs entre 1985 e 2010. Produtor de discos, entre os quais Samba esquema noise, do Mundo Livre S/A. Como pesquisador musical ajudou as gravadoras no relançamento de mais de 400 títulos. Idealizou e produziu os livros Bossa nova e outras bossas: a arte e o design das capas dos LPs e 300 discos importantes da música brasileira.
Leo Jaime. Cantor, compositor e ator. Participou da formação original do grupo carioca de rockabilly João Penca e seus miquinhos amestrados e saiu do grupo para seguir carreira solo. Como ator, atuou na telenovelaBebê a Bordo e nos filmes O Escorpião EscarlateRádio pirataRock Estrela e As sete vampiras.
Tárik de Souza. Jornalista, crítico musical e poeta. É colaborador da revista Carta Capital e trabalhou nas publicaçõesVeja, IstoÉ, Playboy, Pasquim, Opinião, Folha de S. Paulo e Jornal do Brasil, entre outras. Produziu e apresentou o programa MPBambas no Canal Brasil. Produz e apresenta o programa Bossamoderna, na rádio MEC e edita o blog Supersônicas no site do Instituto Memória Musical Brasileira. Criou e editou o site especializado Clique Music. Dirigiu as coleções de livros sobre música Ouvido musical e Todos os Cantos, da Editora 34. E entre os livros que publicou está Tem mais samba- das raízes à eletrônica.