FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Café Controverso discute o Ano Internacional da Luz e a Poluição Luminosa



No dia 20 de dezembro de 2013, a ONU proclamou o ano de 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luz (International Year of Light and Light-based Technologies). A iniciativa, que busca conscientizar a população mundial a respeito da importância da luz e das tecnologias óticas, tem o apoio da UNESCO e de diversos organismos científicos do mundo. A UFMG é uma das organizações envolvidas com a iniciativa, e para pautar o assunto, o Café Controverso do mês de outubro traz o tema “Ano Internacional da Luz – Tecnologias Baseadas em Luz e Poluição Luminosa”. Para discutir o assunto junto ao público, estarão presentes o Professor de Física da UFMG, Pierre Louis de Assis e o Astrônomo amador do Ceamig e do SONEAR, Cristovão Jacques. O evento acontece na Cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG, às 11 horas e tem a entrada é gratuita.

Cristovão Jacques, como Astrônomo Amador, tem uma relação muito próxima com o céu e, consequentemente, com as questões envolvendo a luz. “A luz é uma das coisas mais importante no nosso trabalho; sem a luz, não conseguimos captar sinais e informações do espaço. A maioria das descobertas de objetos astronômicos é feita a partir da medição dela”, diz o pesquisador. Atualmente, um dos responsáveis pelo observatório SONEAR, Cristovão Jacques já esteve envolvido no processo de descoberta e nomeação de planetas. Ele comenta a importância da discussão sobre a poluição luminosa: “Quando escolhemos um lugar para construir um observatório, a primeira condição é que seja um local escuro e longe das grandes cidades, então a questão da poluição luminosa é muito importante no nosso trabalho. A poluição luminosa é causada em parte pela não utilização de tecnologias corretas; a iluminação pública consome 10% da energia total gerada. Com luminárias e técnicas mais eficientes, seriam economizados 30% dessa energia gasta. Além disso, existem inúmeros impactos biológicos; o excesso de iluminação pode prejudicar e afastar pássaros e outros predadores.”, completa.

Pierre Louis aponta como as discussões do Ano da Luz acabam voltadas para a questão da energia elétrica. "Afinal, dizemos que "acabou a luz" quando falta eletricidade. Infelizmente, isso deixa de fora muitas outras coisas interessantes. Pouco discutimos sobre a luz nas artes, por exemplo. Até mesmo os marcos científicos ficam de lado quando a discussão é muito centrada em eletricidade e, devido à conjuntura atual, medidas de uso racional da mesma" comenta. Segundo o pesquisador do Departamento de Física da UFMG, as celebrações de 2015 vão muito além da questão elétrica: "São mais de mil anos de relação entre a humanidade e a Luz que são celebrados esse ano e vejo nos temas escolhidos pela UNESCO muitas oportunidades de sensibilizar a população, principalmente a parcela mais jovem, para a curiosidade científica”,completa.
Café Controverso
O conhecimento raramente passa pelo consenso e sua construção se faz, sempre, pelo diálogo. Nos Cafés Controversos, os temas são amplos e diversificados, e não se detêm aos tratados no interior do Espaço do Conhecimento: abordam diferentes setores da cultura, das artes e da ciência. Um espaço de debate e troca de ideias e perspectivas.

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes através da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e da DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

Serviço:
Café Controverso "Ano Internacional da Luz – Tecnologias Baseadas em Luz e Poluição Luminosa"
Data: 17 de outubro, às 11h
Local: Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700
Entrada franca
Mais informaçõeswww.espacodoconhecimento.org.br/ (31) 3409-8350
Informações para a imprensa: (31) 3409-8366