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sexta-feira, 16 de outubro de 2015

RIO WINE AND FOOD FESTIVAL 2015 fecha sua 3ª edição com sucesso e já planeja 2016

   
Rio Wine and Food Festival encerra com sucesso sua terceira edição e se firma como um dos grandes eventos de vinho e gastronomia da America Latina

O RIO WINE AND FOOD FESTIVAL (RWFF), evento para os amantes de vinho e gastronomia, chegou ao fim depois de mais de uma semana de muitas atividades por toda a cidade. Durante os nove dias do festival, realizado entre 26 de setembro e 04 de outubro, da zona norte à zona sul, milhares de pessoas foram mobilizadas. Só a Feira Show, uma das grandes atrações deste ano, reuniu em um único dia cerca de mil pessoas, 33 expositores e mais de 450 rótulos de vinhos nacionais e estrangeiros. O projeto, pioneiro no Brasil, encerrou sua terceira edição com uma grande venda especial ao consumidor, no CasaShopping.
"Ver uma cidade do porte do Rio de Janeiro vivenciando e curtindo o nosso festival nos enche de alegria, foram diversas ações, começando com uma abertura informal no Cadeg (Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara) e terminando com um super saldão de vinhos no CasaShopping, maior shopping de arquitetura e decoração da América Latina. Mas o melhor foi ver a diversidade de ações e públicos impactados", diz Sergio Queiroz, produtor e idealizador do evento, ao lado de Marcelo Copello.
O jantar de abertura oficial do evento, que aconteceu no charmoso Golden Room, no Copacabana Palace, reuniu 220 convidados. Numa ação rara, iniciada com o RWFF, os chefs do hotel trabalharam juntos e alinhados para proporcionar uma noite enogastronômica inesquecível aos convidados. Na ocasião, foi entregue o já consagrado Troféu Vinha Velha. Mario Geisse, um dos enólogos mais premiados e respeitados da América Latina, foi eleito a Personalidade do Ano. Não por acaso, já estava convidado à sentar-se na cadeira de entrevistado no Degusta Talk Show, uma master class associada à entrevista.
O prêmio de Produtor do Ano foi para a vinícola Aurora, empresa que está há 85 anos no mercado, processa 65 milhões de quilos de uvas ao ano, e exporta para 20 países nos cinco continentes. Já a vinícola Guatambu Estância do Vinho foi escolhida como Revelação Mundus Vini. Também foi anunciado o melhor Sommelier do Ano, concurso realizado em parceria com a ABS Rio. Ramon Justino, do hotel Sofitel, foi premiado com uma viagem à região vinícola da Serra Gaúcha.
O seminário Vinho & Mercado, realizado no dia 29, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), contou com palestras e debates ricos em conteúdo, deixando o público entusiasmado com a ação. Os principais nomes do mercado produtor e importador debateram temas como produção nacional, importação, marketing, venda, tributação e e-commerce, na sede da instituição, em Botafogo. Entre os palestrantes, Mario Pablo Silva - presidente da Wines of Chile e Carlos Paviani - presidente do Ibravin, Peterson Cantú - presidente da Cantú, Gilberto Pedrucci - presidente do Sindivinho, Alykhan Karim - presidente do Sonoma, Claudio Czarnobay - Gerente da Nielsen.
Também no dia 29, Marcelo Copello e Sérgio Queiroz entrevistaram o visionário Mário Geisse, um dos mais respeitados enólogos e produtor de vinhos da América Latina, no Copacabana Palace. No evento, Mário contou sua trajetória profissional através dos vinhos e espumantes. O ponto alto foi o Cave Geisse 1998, considerado uma joia brasileira na produção de espumantes.
O Clube Naval Piraquê, na Lagoa, recebeu no dia 01/10 a Feira Show de Vinhos. Especialistas, amantes da bebida e curiosos, se reuniram em uma área de 1.200 m² para degustações e master classes como, “Grandes Vinhos do TEJO-Portugal“, VIGNO Vignadores de Carignan-Chile“, e “Um tour pela França por Belle Cave”. Alguns dos melhores produtores apresentaram suas novidades, como Interfood, Decanter, Caliterra, Zona Sul, Rio Sol, Villa Francioni, Miolo, Salton, Wine Mundi, Vila de Arouca, Dunamis, Batalha, Luiz Argenta, Premium, Cattacini e Bueno.
“O que me admirou no Rio Wine and Food Festival, foi a quantidade de eventos paralelos e a forma como a organização conseguiu colocar a cidade do Rio de Janeiro toda em sintonia com o vinho. O mais importante é como conseguem de ano para ano trazer gente nova para este mundo e criar ações importantíssimas para o aumento do consumo do vinho na cidade”, afirma José Santanita - Escanção Português e representante da região do TEJO-Portugal no Brasil.
O movimento “Rio Rolha Zero” este ano contou com a adesão de mais de uma centena de estabelecimentos. Os clientes não pagaram taxa de rolha ao levarem vinhos aos restaurantes parceiros durante o festival. Alguns estabelecimentos foram além, oferecendo promoções e degustações, entre eles Mr. Lam, Alloro, Cipriani, Mamma Jamma, Quadrucci, Zuka, Brigite’s e Fogo de Chão.
O cenário estonteante da cidade do Rio de Janeiro serviu de fundo para o Wine Bus. O ônibus percorreu os principais pontos turísticos cariocas, convidando passageiros a uma viagem de sabores. A alternativa de transporte coletivo e consciente ofereceu aos amantes do vinho, além do tour, uma degustação gratuita. No domingo (04/10), uma das paradas do Wine Bus foi no CasaShopping, local escolhido para ser a casa do evento na Barra e abrigar uma das grandes novidades deste ano, o Wine Out. Foram mais de 300 rótulos em promoção.
  
 
 
 
 
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