FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

CRU E TRANSITÓRIO: exposição associa performance, instalação, cerâmica, fotografia, vídeo, música e dança

Exposição associa performance, instalação, cerâmica, fotografia, vídeo, música e dança
Projeto transdisciplinar idealizado por  Benedikt Wiertz e sete artistas convidados ocupa o Sesc Palladium entre os meses de dezembro e janeiro –  ações são gratuitas

Entre os dias 12 de dezembro de 2015 31 de janeiro de 2016, a Galeria de Arte GTO do Sesc Palladium (R. Rio de Janeiro, 1046 - Centro) recebe CRU E TRANSITÓRIO, projeto transdisciplinar que associa performance, instalação, cerâmica, fotografia, vídeo, música e dança. Ao longo do período de visitação, o público será convidado a acompanhar seis performances cujos registros irão, aos poucos, preenchendo o espaço da galeria (ver programação abaixo). A exposição, realizada em parceria com o centro cultural, pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h às 21h (exceto entre os dias 21.12.15 e 04.01.16, período de recesso do Sesc Palladium). A entrada é gratuita.

O projeto, que tem curadoria do crítico de arte suíço Joerg Bader, é resultado de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida desde 2008 pelo artista alemão, ceramista, ex-diretor e ex-professor da Escola Guignard (UEMG) Benedikt Wiertz e abrange, de maneira transversal, os campos da arte contemporânea. O ponto de partida da exposição são quatro ações processuais realizadas em dezembro no Sesc Palladium. De modo contínuo, a cada nova performance, o espaço da galeria (quase vazio no início) receberá fotografias e vídeos das ações precedentes – a exposição irá sendo construída, assim, ao longo do período de visitação. “A exposição explicita o processo de sua produção, totalmente em contraste com as exposições de arte convencionais, que apresentam obras já produzidas. Isso implica que o primeiro lance será também o último e que o espaço da exposição se tornará uma oficina de produção, isto é, um atelier de artista. ​Cru e Transitório é um experimento coletivo”, explica Benedikt.

A argila é o elemento agregador que deixa como rastro as impressões do encontro entre os participantes desse experimento, que desenvolvem ações sempre ao lado de Benedikt: a bailarina e coreógrafa Michelle Moura e o artista e músico do ​grupo Grivo,Nelson Soares​ (performance Infiltração Homogênea, no dia 12.12.15, às 16h); o performer Shima​ (Avesso, dia 15.12.15, às 19h); o artista Jorge dos Anjos (Espaço Entre, 17.12.15, às 18h)​; as artistas e cozinheiras da dupla Cozinha Kombinada, Silvia Herval e Joseane Jorge (O Devorador Devorado, 19.12.15, às 19h); Paulo Nazareth​ (Al2O3 - 3H2O norte sul este oeste, 21.01.16, às 19h); eBenedikt Wiertz (Peça a Peça, 23.01.16, às 16h). Os fragmentos de argila que restarem das performances serão expostos numa estante no espaço de exposição.

“Os vestígios dos pés e as impressões corporais que resultam das performances pertencem, como os registros fotográficos e videográficos, à categoria do índice. Todos os quatro são, no final das contas, rastros que apontam para uma presença anterior. ​Cru e Transitório é também, em certo sentido, uma desconstrução do princípio da arte do ceramista – o espaço vazio é preenchido com argila, em vez de a argila ser moldada e servir como receptáculo para o oferecimento da comida”, explica Benedikt.

PROGRAMAÇÃO / PERFORMANCES

Abertura da exposição:
Infiltração Homogênea / ​com Michelle Moura, Nelson Soares e Benedikt Wiertz 
12.12.2015, às 16h, Galeria de Arte GTO (90 min)
Infiltração Homogênea ​é um trabalho sobre o ato da criação – não é o resultado, mas sim o processo de desenvolvimento que está em primeiro plano. Matéria e emoção trombam e se aglutinam numa encruzilhada, misturada, amassada e esfolada – a matéria em todas as suas formas é o cerne desta performance.

Avesso / ​com Shima e Benedikt Wiertz
15.12.15, às 19h, Galeria de Arte GTO (120 min)
A performance é o encontro de dois homens e suas culturas. A ação Avesso revela a polivalência de formas ou de fôrmas artísticas apontando para fôrmas culturais. A argila dá forma a alguma coisa lacunar, é possibilidade de dar forma a uma ausência, matéria pastosa que vem a se moldar. Morfogênese: o corpo como a argila se moldam e deixam suas marcas.

Espaço Entre ​/ com Jorge dos Anjos e Benedikt Wiertz
17.12.2015, às 18h, Galeria de Arte GTO (90 min)
Impressões, marcas produzidas pela pressão de um corpo sobre uma superfície: corpo sobre a massa/argila imprimindo texturas e sentidos. De um corpo, de uma cultura próxima à outra. Privilegiando as extremidades dos corpos, ora negro, ora branco, os artistas Jorge dos Anjos e Benedikt Wiertz mostram, nessa intervenção/ação , como opera na escultura uma dialética cultural, ou seja, como é possível produzir em sua arte uma fricção de ordens diferentes.
 
O Devorador Devorado ​/ banquete com a dupla Cozinha Kombinada (Joseane Jorge e Silvia Herval) e Benedikt Wiertz
19.12.15, às 19h, Foyer Augusto de Lima (180 min)
A partir da primavera começaram as pesquisas e os preparos para compor um grande festim aberto. Em O Devorador Devorado o artista Benedikt Wiertz e a dupla Joseane Jorge e Silvia Herval (Cozinha Kombinada) propõem uma experiência culinária a partir da elaboração de utensílios de argila e alimentos produzidos para a ação. Em 2014, a dupla realizou uma primeira experiência junto com Benedikt Wiertz no banquete “os pombos do amor e outras delícias” utilizando técnicas de preparo de alimento com argila crua dentro de um laboratório de experimentação artística.
A Dupla Cozinha Kombinada propõe em seu trabalho a investigação de redes de produção e distribuição locais; técnicas de processamento alternativas visando o aproveitamento integral dos alimentos e o compartilhamento dos modos de fazer, receitas, histórias e saberes.
 
Al2O3 - 3H2O norte sul este oeste ​/ com Paulo Nazareth e Benedikt Wiertz
21.01.16, às 19h, Galeria de Arte GTO (90 min)
Paulo Nazareth e Benedikt estão desenvolvendo ​desde julho de 2015 esta ação/performance que consiste em registros de materiais como argila, restos vegetais de seu processamento e de registros fotográficos recolhidos em andanças na região metropolitana de Belo Horizonte. Trata-se de uma prospecção no duplo movimento de sua realização: ir pela cidade em busca de argila sem muitas certezas e, durante esse processo de coincidências, derivar o que acontecerá na exposição. O material e os registros desse trabalho em processo serão usados para uma ação/performance que será apresentada pela primeira vez na exposição Cru e Transitório.

Peça a Peça / com Benedikt Wiertz
23.01.16, às 16h, Foyer Augusto de Lima (240 min)
Em Peça a Peça, Benedikt Wiertz convida o público presente a sentar-se numa mesa e desenhar em folha de papel um objeto cerâmico que gostaria de ter. Em seguida, o artista produz o objeto desejado, permitindo que o visitante propositor assista à realização da sua criação, que depois será exibida em uma prateleira dentro da exposição Cru e Transitório.

// SERVIÇO

Exposição ‘CRU E TRANSITÓRIO’
De 12 de dezembro de 2015 a 31 de janeiro de 2016
Galeria de Arte GTO do Sesc Palladium (R. Rio de Janeiro, 1046 - Centro)

Abertura: 12 de dezembro, sábado, às 16h
Visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h (exceto entre os dias 21.12.15 e 04.01.15, período de recesso do Sesc Palladium)

performances:
12.12.2015, às 16h, Galeria de Arte GTO | Infiltração Homogênea, com Michelle Moura, Nelson Soares e Benedikt Wiertz  (90 min – classificação indicativa: 16 anos)
15.12.15, às 19h, Galeria de Arte GTO | Avesso, com Shima e Benedikt Wiertz (120 min – classificação indicativa: 16 anos)
17.12.2015, às 18h, Galeria de Arte GTO | Espaço Entre, com Jorge dos Anjos e Benedikt Wiertz (90 min – classificação indicativa: livre)
19.12.15, às 19h, Foyer Augusto de Lima | O Devorador Devorado, banquete com a dupla Cozinha Kombinada (Joseane Jorge e Silvia Herval) e Benedikt Wiertz (180 min – classificação indicativa: livre)
21.01.16, às 19h, Galeria de Arte GTO | Al2O3 - 3H2O norte sul este oeste, com Paulo Nazareth e Benedikt Wiertz (90 min – classificação indicativa: livre)
23.01.16, às 16h, Foyer Augusto de Lima | Peça a Peça, com Benedikt Wiertz  (240 min – classificação indicativa: livre)
 
ENTRADA GRATUITA