FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

II Seminário Nacional de Circo Itinerante discute qualificação e capitação do setor



Com a presença de representantes da OAB, SEBRAE e ABNT, o evento será nos dias 30 de novembro e 01 de Dezembro, em São Paulo.

As atividades do II Seminário Nacional de Circo Itinerante, organizado pela UBCI- União Brasileira de Circos Itinerantes, começam na segunda feira, 30 de novembro, dia tradicional de folga dos circenses. A Abertura Oficial acontece no Centro de Memória do Circo – Espaço Artes Circenses, com Marlene Querubin, presidente da UBCI, falando sobre a importância desse encontro e homenageando o Sr. Orlando Orfei "In Memorium", por seu grande legado ao universo circense.  Na sequência, a apresentação da "Palestra Animada", com o espetáculo "Um palhaço contra a máfia", que traz no elenco diversos artistas renomados do circo tradicional e contemporâneo. No segundo dia a programação do Seminário se divide em dois endereços. No Centro de Memória do Circo, os proprietários de circo poderão ter contato com representantes do SEBRAE, ABNT e OAB, tirar dúvidas sobre formalização e gestão financeira e discutir normas técnicas. Já no Circo Spacial, artistas e montadores interessados poderão fazer o curso de NR35 e Brigadista gratuitamente, com inscrição antecipada.

Com o objetivo de discutir o cenário atual e propor soluções para enfrentar as dificuldades, tanto na circulação e produção de espetáculos, quanto na área de incentivos e captação de recursos, foi criado em 2014 este Seminário. Os gestores de Circos veem nesta oportunidade transpor as dificuldades que da distância, pois normalmente cumprem temporada qual em uma região brasileira, assim a UBCI idealizou este Encontro para proporcionar a aproximação dos gestores do setor e o diálogo com os diversos setores envolvidos.

Hoje a atividade circense movimenta cerca de 2 mil circos, além de grupos, artistas , técnicos e Escolas de Circo. Assim totalizamos mais de 25 mil profissionais da área envolvidos na cadeia produtiva, apresentando 10 mil espetáculos circenses para um público de quase dois milhões de expectadores.  Os números do universo circense são expressivos e a geração de renda que ele movimenta não pode ser desprezada. Quando chega às cidades, o RH do circo absorve além de seu elenco fico muitos profissionais locais, além de levar uma atividade cultural milenar.  Gerador de fluxo turístico, o Circo também deixa no comércio local a maior parte da renda gerada na cidade. A simples chegada de um circo itinerante numa cidade movimenta economia, alegra a população, forma público, gera trabalho e renda.

Confira abaixo a programação completa do II Seminário Nacional de Circo Itinerante:

30 de novembro – Centro de Memória do Circo- Galeria Olido Av. São João, 473 - Centro - São Paulo

17h –Abertura oficial com homenagem a Orlando Orfei - Teatro Olido

17.30hs -   "Palestra Animada"  com a apresentação  "Um Palhaço contra a máfia"
Dirigida por Pepé Jardim, esta comedia homenageia a palhaçaria clássica através da temática cinema "Gangster". Baseado livremente nas obras de Guy Ritchie e Tarantino, o espetáculo constrói uma divertida trama cômico/conspiratória quando um palhaço tromba com o chefe da máfia; jurado pela organização o palhaço (Pepé) faz de tudo para escapar do imponderável destino (uma divertidíssima torta na cara). Com: Pepé Jardim, Daniel Wolf, Rodrigo Garcia, Gleiston Guiner,  Leandro Calado, Pão de Ló, Pingolé, Lolomiolotolo, Wil Souza, Buguinho e Jéssica Querubin,

18h – Coquetel de Confraternização dos artistas- Café dos Artistas

01 de dezembro – Centro de Memória do Circo- Espaço Térreo da Galeria OlidoAv. São João, 473 - Centro- São Paulo

09h – Abertura dos trabalhos pelo Secretário Municipal de Cultura Nabil Bonduki, Vereador Rubens Calvo, Marlene Querubin - Presidente da UBCI, e os convidados Marcos Roberto Casquel Monti - Presidente da APM( Associação dos Municipios), Ivette Senise - Presidente em exercício da OAB SP, Major Marcelo Alexandre Cecerelli - Comando do Corpo de Bombeiros e representantes do Sebrae e ABNT.

10h - Palestras com o Presidente da FUNARTE, que fala sobre a Política Nacional das Artes e as novas diretrizes para o circo, e com representantes do SEBRAE,  sobre capacitação e gestão financeira.
10.30 HS- 1 - MESA SEBRAE – Técnicos estarão à disposição para tirar dúvidas sobre MEI e ME e assessorar na abertura de empresas circenses. para os gestores circenses, mediador: Wlademir Spernega ( Grupo Beto Carreiro e fundador da Ubci)

12h30 ás 14h – Pausa para almoço

14h – Mesas de Formação, Qualificação.
-2- MESA ABNT - para debates, esclarecimento e opiniões sobre a Comissão de Estudos Especial de Circos (ABNT/CEE-223) que será Presidida  pelo Engenheiro Ely dos Santos. Será composta por representantes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), para discussão sobre normas específicas para o circo.

-3- MESA OAB/Comissão de Circo – Representantes da OAB e advogados ligados ao circo
Discutem as leis inerentes ao setor em tramitação no congresso e na câmara dos vereadores,
mediador Dr. Guiliano Vetore, convidadas dra. Flávia Castro e dr. Daniele Ramos.

-4- MESA Escolas de circos – Presidida por Viviane Tápias, e composta por Viviane Munhoz e Carlos da escola Nacional de Circo,  e vários diretores de escolas de circo brasileiras, a pauta gira em todos da formação e capacitação de artistas oriundos de escolas.

17h30 – Encerramento – Verônica Tamaoki fala da importância do Centro de Memória do Circo sediar o II Seminário. Marlene Querubin, Presidente da União Brasileira de Circos Itinerantes, faz suas considerações finais sobre o II Seminário Nacional de Circo Itinerante.

01 de dezembro –Oficina de Qualificação de NR35 e Brigadista-
Circo Spacial – Travessa Simis, nº 300 – Vila Guilherme - São Paulo

- 10h – Curso de NR35/Brigadista - Treinamento e capacitação para trabalhos em altura, com técnicas de progressão, acesso e posicionamento, amarrações, sistemas de ancoragens, medidas de proteção contra quedas de altura e esclarecimentos sobre utilização e conservação de equipamentos e acessórios para trabalhos em altura. O programa será dividido em módulos teóricos e exercícios práticos. As instruções serão realizadas através do método de Capacitação de Habilidades e destrezas e Participação Interativa.  Ao final da oficina, os participantes receberão o certifica de participação.
Publico alvo:  artistas circenses e profissionais ligados ao circo.
Vagas: 40 vagas
Duração: 08 horas