FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Improvisação e composição musical acessível em Libras




Projeto “Quinta com Libras” oferece oficina de Soundpainting no Espaço do Conhecimento UFMG

No mês de novembro, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece ao público uma série de oficinas ligadas ao Projeto “Quinta com Libras”. A atividade busca transformar o museu em um espaço de trocas e encontros entre aqueles que - deficientes ou não – queiram atuar, tocar, criar, enfim, interagir de uma forma diferente.  

No último dia 5, a oficina oferecida foi de Introdução ao Teatro. O grupo realizou um trabalho de expressão facial e corporal que utilizou diversos jogos teatrais para o desenvolvimento da expressividade. Na próxima quinta-feira, dia 19, a oficina será de “Soundpainting – improvisação e composição musical em grupo e em tempo real”. E, na sequência, teremos uma conversa sobre as diversas experiências musicais.  

Soundpainting prevê a presença de um regente e de uma a orquestra, que improvisam uma textura musical juntos, compondo em tempo real. A comunicação entre as partes acontece por meio de uma linguagem de sinais bastante complexa que o regente usa para manipular as ideias musicais propostas pelos instrumentistas. A oficina, em uma versão simplificada, fará uso apenas dos sinais básicos e explorará as ideias musicais que as pessoas surdas trazem de sua experiência.

As oficinas artísticas, inéditas na programação do museu, têm classificação livre e entrada gratuita. A próxima acontecerá no dia 19 de novembro, entre 19h e 21h. A participação nas atividades está sujeita ao número de vagas, mediante inscrição através do e-mail teatrocomlibras@yahoo.com.br.

Outras informações podem ser obtidas no site www.espaçodoconhecimento.org.br  ou pelo telefone 3409 -8350.

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes através da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e da DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG.
   
Serviço:
Oficina de Soundpainting – “Quinta com Libras”
Data: 19 de novembro, das 19h às 21h
Local: Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700
Atividade gratuita
Mais informações: www.espacodoconhecimento.org.br/ (31) 3409-8350