FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

FGV promove encontro com principais think tanks mundiais

Entre os dias 13 e 15 de dezembro, a Fundação Getulio Vargas, em parceria com o Think Tanks and Civil Society Program (TTCSP), da Universidade da Pensilvânia, promoveu o Global Think Tank Innovations Summit. Durante os três dias, cerca de 50 representantes dos principais think tanks mundiais se reuniram na cidade de Filadélfia, nos EUA, para debater sobre a necessidade de inovação nos think tanks.
Entre os representantes da FGV, estiveram presentes o presidente da instituição, Carlos Ivan Simonsen Leal; o diretor-executivo do Centro Latino Americano de Políticas Públicas (CLPP), Marlos Lima; o diretor da Escola de Ciências Sociais (CPDOC), Celso Castro; o diretor da Diretoria de Análise de Políticas Públicas (DAPP), Marco Aurélio Ruediger; o coordenador do Centro de Relações Internacionais, Alexandre Moreli; e o professor da Escola de Matemática Aplicada (EMAp), Renato Rocha. Os especialistas se reuniram com representantes de importantes think tanks do cenário mundial, como Brookings Institution, Chatham House, RAND Corporation, Peterson Institute for International Economics, Urban Institute, Center for Strategic and International Studies (CSIS), Asia Development Bank, Wilson Center, Consejo Mexicano de Asuntos Internacionales (COMEXI), entre outros.
O encontro abordou diferentes temas relativos à inovação em think tanks, como o desenvolvimento institucional com foco em financiamento, comunicação e governança; estratégias de RH para recrutamento com foco na diversidade; modernização da abordagem de comunicação dos think tanks; e uso de big data e tecnologia para tornar as análises mais acessíveis, ágeis e integradas. Na ocasião, os especialistas da FGV apresentaram uma pesquisa fruto de parceria entre a Universidade de Columbia, o CPDOC e a EMAp.
Diretor da DAPP, o professor Marco Aurélio participou da mesa "Big Ideas, Big Data and Small Tweets: The Technology, the Tensions and Policy Advice", que teve como objetivo discutir o desenvolvimento de meios inovadores de análise de políticas públicas. A apresentação foi intitulada "Inovação e Análise de Políticas Públicas" e o painel explorou como tornar a análise de dados mais ágil, acessível e integrada, bem como o uso de big data, visualização de dados e novas tecnologias na pesquisa sobre políticas públicas.
Em complemento às atividades da conferência, o professor Renato Rocha, da EMAp, está participando de um grupo interdisciplinar de historiadores, cientistas políticos, cientistas de dados, matemáticos e engenheiros em um projeto que visa automatizar o processo de classificação de sensibilidade de documentos gerados pela diplomacia americana – os cables diplomáticos.
Para saber mais sobre o encontro, clique aqui