FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

MATRIZ SOLIDÁRIA 2015 DIA 20/DEZEMBRO


SOLIDÁRIA 2015
O MELHOR DO INDEPENDENTE AUTORAL

Lançado há 15 anos, o "Matriz Solidária" é um evento para a arrecadação de alimentos e brinquedos para as entidades carentes: Creche Dora Ribeiro (Bairro Providência), Creche Gilmara Iris (Bairro Novo Tupi), Creche Etelvina Caetano de Jesus (Bairro Primeiro de Maio) e Obras Educativas Jardim Felicidade (Bairro Jardim Felicidade).
Todos os anos, a programação do "Matriz Solidária" reúne artistas e bandas de destaque na cena autoral de Belo Horizonte, um público fiel e a solidariedade para levar alegria às crianças que mais precisam.
A diversidade de estilos já é mérito da Casa Cultural Matriz. Reconhecida e prestigiada pela cena artística e alternativa da cidade, foi homenageada na Câmara Municipal de Belo Horizonte pela sua atuação no cenário cultural da Capital mineira.
Este ano, o "Matriz Solidária" mostra parte dessa diversidade musical que costuma se apresentar no palco da Matriz, dando destaque exclusivo à cena autoral. Do indie ao Progressivo, do metal ao alternativo, o set list promete muito agito e novos recordes de arrecadação e público.
Domingo, dia 20, às 13h, o palco da Matriz recebe as bandas Giu CominiHevanaEliziaEvil MatchersDistúrbio Sub-HumanoCorksCajabaSeveraDead PixelsSuspenseMonteseGrupo PorcoO MeldaStorenSlama e The Us. Na pick up, DJ Vintage Violence e DJ Stradh.
Entradas à R$5, mais 1Kg de alimento não perecível ou 1 brinquedo.
As arrecadações serão enviadas à OBRAS EDUCATIVAS, entidade que atua nos bairros 1º de Maio, Providência, Jardim Felicidade e Novo Tupi, atendendo crianças de 0 a 15 anos, da Região Norte de Belo Horizonte.
Sobre a programação deste ano, está imperdível! Confira alguns nomes que agitarão nossa festa!
Elízia
Elízia é uma banda de rock alternativo, criada em janeiro de 2014, na cidade de Belo Horizonte.
O primeiro EP da banda leva o título de
"(des)construir" , gravado e mixado na própria capital, por Mateus Mendes.
O resto é música.
Grupo Porco
Feeling da Puta é o primeiro registro da banda com a sua nova formação. O Porquinho continua tocando guitarra e cantando (infelizmente), mas agora conta com Lucas Mortimer (Ex-Monograma) na bateria e Merlin Oliveira (Governator Insane / Duna, Brisa e Chama) no baixo. Figuras conhecidas em Belo Horizonte por serem sensuais e por participarem ativamente da cena musical independente.
Este registro com apenas três músicas mostra que a banda está reformulada, visceral, livre de baterias eletrônicas, gorduras trans e glúten. Mas nem por isso deixa o peso de lado, o trio faz muito barulho. O que já fica claro na música de abertura, “Sunset Riders" em menos de dois minutos o ouvinte é surpreendido por uma avalanche sônica em homenagem a um personagem de jogo de video-game. A música seguinte, “Eu sou amigo da sua mãe no Badoo(m)" poderia ser uma crítica social, mas não é. Aborda o consumo e gourmetização da catuaba e do uso da rede social Badoo como plataforma de obtenção de sexo com estranhos. Fechando o disco, “Morrer mais rápido”, uma canção badvibe e existencialista que não tem nada a ver com as outras duas.
Dead Pixels
Uma banda que já nasce com influências que cobrem mais de 50 anos de rock’n’roll.
Claudão Pilha (guitarra e voz), R. Facada (guitarra e backing vocals) e O Mauvado Senhor das Baquetas (bateria e backing vocals) escutam de tudo, mas o que os une é o gosto pelo garage rock das bandas underground dos anos 60, pelo psychobilly nova-iorquino do The Cramps e o glam rock hedonista do The New York Dolls. Com músicas que falam de amores bandidos, bebedeiras e rock’n’roll, o show é estupidamente rápido e energético. Você não vai conseguir ficar parado porque uma força subliminar vai pegar o seu esqueleto e sacudi-lo até as moedas caírem do seu bolso.
Montese
Um sangrento conflito durante a Segunda Grande Guerra dá o nome ao Montese, grupo de hardcore de Minas Gerais, que utiliza as dificuldades apresentadas pelo relevo da vida para moldar seu som e conquistar seu espaço na cena alternativa do Brasil. Sugando de influências como Hot Water Music, Millencolin e Noção de Nada, o Montese apresenta letras profundas, cheias de mensagens positivas e de superação; guitarras quentes, fluidas e velozes, sempre apoiadas numa cozinha pesada e precisa.
A banda formada em 2011 traz hoje nas guitarras Marcos Rodarte e Rodrigo Porto, no baixo Giovanni Mendes, na bateria Fernando Costa e nos vocais Victor da Mata.
O Montese lançou recentemente seu primeiro álbum cheio, "Quando me encaro de frente", pelo selos Heart Bleed Blue e Spidermerch Brasil.
THE US
The Us passeia pelos universos do Dream Pop, Shoegaze, pós-punk e Indie e vem conquistando cada vez mais fãs.
A banda foi fundada em meados de 2011, desde então, o trabalho da banda foi ganhando consistência e notabilidade. Em Agosto de 2013, foi lançado o seu primeiro trabalho oficial, intitulado Free Fall, chancelados pelo selo Paulista TBTCI Rec, ou The Blog That Celebrates Itself Records. Ainda em 2013, participaram do A tribute to Coteau Twins, compilação lançada pelo TBTCI Rec, com a belíssima interpretação da faixa “Garlands”, que abre a coletânea, ao lado de excelentes bandas do Brasil, EUA e Reino Unido. Já em 2015, a TBTCI Rec, em parceria com a Bunny House, lançou A Dreaded Sunny Day - A Tribute to The Smiths, coletânea que teve a participação da The Us em uma versão inusitada de “How soon is now?”, que abre o disco, ao lado de versões de bandas de várias partes do mundo. Além de fazer turnês em São Paulo, a banda participou de importantes eventos, como o Rock Street 2013, o Som na Sucata, o Matriz Solidária, o Ora pro Rock (Sabará), o Grito do Rock (Governador Valadares), entre outros. A The Us agora prepara o lançamento de seu segundo EP, com previsão para o primeiro semestre de 2016.
Suspense
SUSPENSE mistura a ousadia do Rock Progressivo com a energia da música Pop e uma deliciosa pitada de malícia jazzística. Com letras em inglês, as músicas da banda geralmente falam sobre questões do comportamento humano. A "Showcase of Humanity", por exemplo, é um synth-rock com influências de disco, que aborda o tema Tráfico de Pessoas. Já a balada-rock "Second Thoughts" é um tapa na cara do preconceito.
Cada música da SUSPENSE foi composta para ser uma obra única, original e completa. Você pode ficar especulando como seriam essas canções, baseando-se em vagas pistas, mas só ouvindo de fato é que o verdadeiro espírito das músicas é desvendado.
Distúrbio Sub-Humano
Distúrbio Sub-humano é uma banda de Hard Core/Crossover/ Punk da zona leste de Belo Horizonte. Com pensamentos libertários e protestantes, tem como o Hard Core e o Punk Rock, sua base ideológica e musical. Formada em 2000, Distúrbio Sub-humano já carrega dois discos na bagagem: “LOUCURAS DO SUBMUNDO”, gravado em 2006 e “FIM DO MUNDO”, lançado em 2014. Comemorando 15 anos, agora se preparam pra mais shows e pra um novo disco em 2016.
Cajaba
Formada no ano 2000, com influências de SEPULTURA, SOULFLY, KORN, RAGE AGAINST THE MACHINE, Cajaba, com seu Metal autoral e agressivo, à partir da sua participação no programa Vozes do Morro, é lançado para gandes festivais nacionais, como Crazy Festival em São Paulo, dividindo palco com grandes nomes nacionais e internacionais. O Cajaba chega em 2015 iniciando uma nova fase. Com vários projetos já em execução, como a gravação do primeiro EP e a comemoração dos 15 anos de estrada, tendo como missão, levar sua música ao maior número de pessoas possível e fortalecer o cenário Metal no país.
Evil Matchers
O agito em Belo Horizonte tem nome: Evil Matchers! A banda fundada em 2013, é uma das expoentes da nova safra do rock'n roll autoral da cidade. Com uma sonoridade única que mistura Punk, Garage e Glam rock, resultando em uma performance visceral que despeja sobre o publico tudo o que de melhor uma banda de rock tem para oferecer: as guitarras afiadíssimas de Luiz Gringo e Victor Punkerage destilam riffs e solos que fazem a pista se incendiar, o baixo pulsante de Leo Alves torna impossível a quem assiste ficar parado, e a agressividade e solidez da bateria de Luis Borges conduzem a banda em seus shows. Além disso, os vocais compartilhados acrescentam uma musicalidade ímpar nas canções da banda. Venha sem medo de se queimar, e jogue-se no lado quente do rock!
MATRIZ SOLIDÁRIA 2015
20|12 - domingo- 13HTodos os anos o Matriz realiza um evento especial para a arrecadação de alimentos e brinquedos para entidades carentes. Evento exclusivo para o som independente autoral com as bandas: Giu Comini, Hevana, Elizia, Evil Matchers, Distúrbio Sub-Humano, Corks, Cajaba, Severa, Dead Pixels, Suspense, Montese, Grupo Porco, O Melda, Storen, Slama e The Us. Na pick up, DJ Vintage Violence e DJ Stradh.
Entradas: R$5 + 1Kg de alimento não perecível.
Estacionamento 24h em frente ao Matriz na avenida Olegário Maciel.
Cartão só de DÉBITO (Visa e Master).
Rua Guajajaras, n° 1353 (Terminal Turístico JK) – Esquina de Av. Olegário Maciel.
Contato: (31) 3212-6122 // 8365.2552