FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

EMOÇÃO EM HOMENAGEM A ANDREA TONACCI MARCA A ABERTURA DA 19ª MOSTRA DE TIRADENTES



A noite de sexta-feira, dia 22, marcou a largada do calendário audiovisual brasileiro com a cerimônia de abertura da 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Num Cine-Tenda lotado, com mais de 600 pessoas, a emoção foi protagonista da homenagem ao cineasta ítalo-brasileiro Andrea Tonacci, nome a quem o evento presta tributo este ano por sua inventividade e contribuição à produção no país.

Com presenças de autoridades oficiais – entre elas, o governador do Estado, Fernando Pimentel, e o secretário de Cultura, Angelo Oswaldo – a abertura contou com a apresentação da temática deste ano, Espaços em Conflito, e um vídeo sobre a trajetória de Tonacci.  O diretor do mítico “Bang Bang” (1970) subiu ao palco ao lado de familiares e de parceiros de trabalho. Tímido, disse que um tributo como aquele o fazia repensar a própria trajetória e perceber o tamanho da responsabilidade que ele carregava por aquilo que fizera.
“A gente não faz obra pensando nas consequências, e quando acontece alguma coisa assim, como essa homenagem, a gente para pra pensar”, disse. O curador da Mostra,Cléber Eduardo, ressaltou a importância de celebrar o cinema de Tonacci como um convite ao diálogo e às questões que permeiam a estética dos filmes brasileiros contemporâneos.

A noite se concluiu com a exibição de “Serras da Desordem”, filme de Tonacci que teve pré-estreia durante a Mostra de Tiradentes em 2006 e, Completando uma década, está sendo revisitado como referência incontornável.

O primeiro dia de programação de filmes na Mostra, neste sábado, dia 23, conta com as exibições de novos trabalhos de grandes realizadores: às 15h30, “Garoto”, de Julio Bressane, no Cine-Teatro Sesi; às 20h, “Futuro Junho”, de Maria Augusta Ramos, no Cine-Tenda; e às 22h, “Através da Sombra”, de Walter Lima Jr, no Cine-Tenda. Os curtas também começam a ser exibidos, com sessões no Cine-Tenda às 17h (Cena Mineira) e às 18h30 (Panorama I). No Cine BNDES na Praça, “Prova de Coragem”, de Roberto Gervitz, passa às 21h. Fechando a noite, à 0h40, tem a primeira Sessão Bendita, com “O Diabo Mora Aqui”, de Dante Vescio e Rodrigo Gasparini.

***
A cidade de Tiradentes, localizada a 180km de BH e com apenas 7 mil habitantes, recebe durante a Mostra Tiradentes toda infraestrutura necessária para sediar umaprogramação cultural abrangente e gratuita, que reúne todas as manifestações da arte. São instalados três espaços de exibição: o Cine BNDES na Praça, no Largo das Fôrras (espaço para mais de 1.000 espectadores); o Complexo de Tendas, que sedia a instalação do Cine-Tenda (com 600 lugares), e o Cine-Teatro (com plateia de 120 lugares), que funciona no Sesi Tiradentes- Centro Cultural Yves Alves – sede do evento.
Toda programação é oferecida gratuitamente ao público.

Link para fotos
***
Acompanhe a 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes e o programa Cinema Sem Fronteiras 2016.
Participe da Campanha #EufaçoaMostraNa Web: mostratiradentes.com.br
No Twitter: @universoprodNo Facebook: universoproducao / mostratiradentesNo Instagram: @universoproducaoInformações pelo telefone: (31) 3282-2366