FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Projeto Verão - Educativo movimenta a Casa do Baile durante o mês de janeiro



Junto ao projeto, a Casa do Baile inaugura um horário de funcionamento estendido. Às quintas-feiras o espaço cultural ficará aberto até 21h

A Fundação Municipal de Cultura promove a partir desta semana, na Casa do Baile, o projeto “Verão – Educativo”, com uma série de atividades culturais desenvolvidas pelo setor educativo do espaço cultural. Um dos destaques será a exibição do documentário “Oscar Niemeyer – a vida é longa”, de Bernardo Pinheiro Mota, que acontece nesta quinta-feira, dia 21, às 20h. Essa ação inaugura o novo horário de funcionamento da Casa do Baile, que todas as quintas-feiras ficará aberta até 21h. Todas as atividades do projeto são gratuitas.


O Documentário “Oscar Niemeyer – a vida é longa” mostra um novo olhar sobre a história, as crenças, as inspirações e a obra de Niemeyer em registros exclusivos de seus últimos dois anos de vida. O filme viaja pelas famosas curvas criadas pelo arquiteto, com gráficos arrebatadores que elevam sua obra a um novo nível e convidam o espectador a transcender em seu universo.

Participam do documentário arquitetos renomados e premiados como Paulo Mendes da Rocha, Frank Gehry e Richard Rogers, que testemunharam o papel de Niemeyer na discussão de um humanismo aplicado à arquitetura. A obra mostra ainda o até então praticamente desconhecido do grande público, Jair Valera, arquiteto-chefe da equipe do escritório de Niemeyer e seu braço direito por mais de 40 anos, com quem assinava os projetos desde meados dos anos 2000. O físico, curador do Museu do Amanhã recém-inaugurado no Rio de Janeiro e professor do eterno aprendiz Niemeyer, Luiz Alberto Oliveira, é outra figura central no documentário. “O mais curioso durante as gravações foi encontrar um Oscar, aos 103-104 anos, lúcido e ainda ávido por aprender. Ele se apresentou como um sujeito extremamente humilde, que enfatizava sua posição de aluno. Daí o personagem Luiz Alberto Oliveira ser um dos destaques do filme”, revela o diretor Bernardo Pinheiro Mota.

Outras ações

Dentro do projeto “Verão – Educativo”, também nesta quinta-feira, dia 21, às 15h, a Casa do Baile promove o “Brincadeiras de Verão”, atividades de lazer cultural voltadas para crianças entre 5 e 10 anos. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail cb.fmc@pbh.gov.br. No sábado, dia 23, a partir das 15h, acontece o “Sementes do Amanhã”, que fará uma exploração sensorial dos jardins da Casa do Baile. A atividade será seguida de uma oficina de bomba verde, que consiste na ideia de pulverizar a cidade com pequenas bolas de argila com sementes para que estas possam germinar naqueles locais.

Outra atividade que integra o Verão – Educativo é o “Caminhos Arquitetônicos”, que acontece no dia 28, quinta-feira, das 18h às 21h. Trata-se de uma caminhada cultural mediada entre a Casa do Baile e Casa Kubitschek, que irá mostrar a Pampulha enquanto paisagem cultural, seu quadro natural, a arquitetura e a história. Para esta atividade também são necessárias inscrições prévias pelo e-mail cb.fmc@pbh.gov.br.
Mais informações: (31) 3277-7443