FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Conjuntura política do país norteia 11ª edição do Ciclo de Debates



A 11ª edição do Ciclo de Debates – Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família acontecerá entre os dias 2 e 6 de maio na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Neste ano, o evento discutirá as consequências da atual conjuntura política do país e a possibilidade do retrocesso democrático e dos direitos dos cidadãos, bem como a formação do profissional de saúde, os desafios das políticas de saneamento e saúde mental e a expansão da ESF. Como já ocorre em anos anteriores, o Ciclo de Debates coincide com o início da 12ª turma da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. A primeira mesa, no dia 2/5, receberá o deputado federal Chico Alencar, às 9 horas, no auditório térreo da ENSP.
 
"O Ciclo é um espaço de debates sobre as questões de saúde pública, do cenário nacional e, principalmente, uma conversa a respeito de como a ESF, como ordenadora do cuidado em saúde, se organiza frente à conjuntura do país", afirmou a coordenadora do evento e da Residência Multiprofissional, Maria Alice Pessanha. 
 
2 de maio
Além do deputado federal Chico Alencar, que será o palestrante da mesa Democracia à beira do caos: direitos ameaçados, o primeiro dia de evento terá como debatedora a historiadora Virgínia Fontes, que integra o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo da Universidade Federal Fluminense (Niep-Marx/UFF), e será coordenado pela pesquisadora Sandra Venâncio de Siqueira, da ENSP. 
 
3 de maio
O descaso sucessivo dos governos com o saneamento básico e as consequências desse fato na proliferação do Aedes aegypti e no aumento das epidemias de dengue, zika e chikungunya pautarão o segundo dia do evento. Na mesa Política de saneamento no Brasil: um desafio para a saúde, o Ciclo de Debates receberá o pesquisador da Universidade Federal da Bahia Luíz Roberto Santos Moraes e terá como debatedor Pedro Pequeno, da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro. A mesa será coordenada pelo pesquisador Jorge Valadares, da ENSP/Fiocruz.
 
4 de maio
O conferencista da mesa Contradições entre a expansão da ESF e o modelo assistencial, no terceiro dia do evento, será o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz. Coordenada pela pesquisadora da ENSP Roberta Gondim, a atividade será moderada pelo pesquisador do Instituto de Saúde Coletiva da UFF Aluísio Gomes.
 
5 de maio
A nomeação do psiquiatra Valencius Wurch Duarte Filho para o cargo de coordenador de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde e o repúdio de diversos especialistas do campo norteará a mesa A política de saúde mental em xeque ou em choque? terá como conferencista o pesquisador do Instituto de Psiquiatria (Ipub/UFRJ) Pedro Gabriel Delgado. Hugo Faguntes, da SMS/RJ, será o debatedor da mesa, com coordenação da pesquisadora Fátima Rocha, da ENSP/Fiocruz.
 
6 de maio
A última mesa do evento, intitulada Política Nacional de Residência: como garantir a formação e combater propostas substitutivas de mão de obra? Receberá a pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da USP Laura Feuerwerker. O debate será conduzido por Alice Mariz, da SMS/RJ, e a coordenação da mesa será da pesquisadora Maria Alice Pessanha, da ENSP.
 
Formatura encerra semana de debates
 
O encerramento do Ciclo de Debates – Conversando sobre a Estratégia Saúde da Família promoverá a formatura das turmas 2014/2016 da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. A solenidade está marcada para o dia 6 de maio, das 14h às 17hs.

12ª turma da Residência incorpora duas categorias profissionais

Os profissionais de nível superior em Farmácia e Educação Física agora compõem o perfil de candidatos da Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Essas duas profissões se unem aos odontólogos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos na composição da nova turma. De acordo com a coordenadora do curso, a incorporação foi pleiteada ao Ministério da Saúde. “Entendemos que o contexto da saúde da família, hoje, no Rio de Janeiro, necessita da formação dessas duas outras categorias profissionais. Oferecemos no total 35 vagas, com cinco disponíveis para cada perfil.”