FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 26 de abril de 2016

CPDOC promove ciclo de palestras “Encontros com a História Antiga e Medieval”

O Grupo de Estudos em História Antiga e Medieval (GEHAM) da Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC) promove, na próxima quinta-feira, dia 28 de abril, mais uma edição do ciclo de palestras “Encontros com a História Antiga e Medieval”. A palestra “O texto como relicário: as coleções de milagres compostas por Gregório de Tours (c.538-594)” será ministrada pelo professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Edmar Checon de Freitas. 
O evento dá continuidade ao projeto que vem sendo organizado desde o primeiro semestre de 2015 pelos coordenadores do GEHAM e professores de História Antiga e Medieval da CPDOC, Paulo Pachá e Guilherme Moerbeck. O objetivo do ciclo é discutir as práticas acadêmicas e docentes relacionadas à História Antiga e Medieval no Brasil, destacando o intenso desenvolvimento dessas áreas nas últimas décadas e as amplas possibilidades de ensino e pesquisa.
O próximo encontro ocorrerá no dia 24 de maio, com a participação de Rennan Lemos, pesquisador do Laboratório de Egiptologia do Museu Nacional. O tema de sua palestra será “Escavando na necrópole tebana (Luxor, Egito): a reutilização de tumbas como expressão de mudanças sociais do Reino Novo à Baixa Época”.
As atividades ocorrerão sempre às 14hs no edifício-sede da FGV, localizado na Praia de Botafogo, 190, 10º andar (auditório 1027). As atividades são abertas e não é necessária inscrição prévia.