FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 28 de abril de 2016

ENSP sedia Encontro Estadual de Mudanças Climáticas e Justiça Social




Representantes de Movimentos Sociais, organizações e coletivos discutem, na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), caminhos para fortalecer lutas socioambientais unindo diferentes causas. Organizado pelo Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social, o Encontro Estadual do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social no Rio acontecerá na próxima sexta-feira, 29 de abril, a partir das 9 horas, no auditório térreo da ENSP pesquisadores e demais interessados nas relações entre as mudanças climáticas e suas consequências socioambientais, especialmente no contexto urbano. O encontro responde ao desafio de articular um movimento plural no estado juntando diferentes grupos que já têm produzido iniciativas e conhecimentos a respeito da crise ambiental a partir de suas experiências de enfrentamento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui ou no dia do evento.

Participarão do evento aqueles atingidos por desastres socioambientais e grandes empreendimentos, removidos, grupos que trabalham com agroecologia, movimentos mobilizados em torno de melhores condições de saneamento, coletivos de juventude popular e demais representantes das lutas contemporâneas por justiça socioambiental. A ideia é, nessa diversidade de práticas ativistas, encontrar ou fortalecer a identificação com a questão das mudanças climáticas e seus múltiplos pontos de desafio e de engajamento.

Na programação, a manhã será destinada a um painel em que falam o pesquisador de saúde ambiental e saúde do trabalhador da ENSP Marcelo Firpo, a coordenadora de Justiça Socioambiental da Fundação Heinrich Böll, Maureen Santos, o representante do Fórum dos Atingidos pela Indústria do Petróleo da Baía de Guanabara, Yoshiharu Saito, e a jornalista autora da página Nova Ética Social, no G1, Amélia Gonzalez, estimulando a discussão sobre perspectivas para as lutas socioambientais no RJ. Os palestrantes vão dialogar com questões enviadas pela plateia antes do evento (para enviar uma pergunta, é só acessar o formulário aqui). Na parte da tarde, os participantes devem se organizar em grupos temáticos para discutir possibilidades de articulação e propostas para a edição regional do evento, prevista para junho deste ano.

O Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social é uma rede de organizações que busca contribuir com a formulação de políticas de proteção ao clima no Brasil, responsabilizando o poder público, além de produzir e difundir conhecimento sobre tema. Fazem parte entidades como Ibase, Fase, Cáritas, Koinonia, Iser, Movimento dos Pequenos Agricultores, CNBB, Comissão Pastoral da Terra, Monades, CDDH - Petrópolis, ENSP/Fiocruz, IFHEP-Campo Grande e Cese.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail fmcjsriodejaneiro@gmail.com.