FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 20 de abril de 2016

IBRE debate alternativas para ampliar investimentos na área de saneamento

O Instituto Brasileiro de Economia da FGV (IBRE), através da revista Conjuntura Econômica, realiza, no próximo dia 3 de maio, a partir das 10h, a mesa redonda “Saneamento – Investimento Social de Alto Impacto”, no auditório principal do edifício-sede da FGV no Rio de Janeiro, localizado na Praia de Botafogo, 190, 12º andar.  
O setor de saneamento é o mais atrasado na oferta de serviços básicos à população. Oitava maior economia do mundo, o Brasil ostenta a 112ª posição em um conjunto de 200 países no segmento. Mais de 105 milhões de pessoas não são beneficiadas com a coleta de esgoto no país, enquanto somente 37,5% dos esgotos são tratados. O restante segue para a natureza sem tratamento. Seis milhões de brasileiros não possuem banheiro em casa. Este déficit tem um impacto sócioeconômico enorme em várias áreas, como: ambiental, saúde, educação, trabalho, turismo, entre outras.
Nas 100 maiores cidades brasileiras, onde vive 40% da população, as situações mais críticas estão no Norte e no Nordeste, com muitas capitais ocupando as piores colocações. O sudeste é a região que concentra a maior parte das melhores cidades em saneamento, com 14 entre as 20 melhores, mas ainda assim as capitais do país vêm avançando pouco em coleta e tratamento de esgoto.  Estimativas apontam que dos pouco mais de 5,5 mil municípios brasileiros, cerca de um quinto deles - 1,2 mil - não possui companhias próprias de saneamento, o que mostra o potencial de parcerias nessa área.
Como a esmagadora maioria dos investimentos em saneamento saem dos cofres públicos e, em função da grave crise econômica que o Brasil atravessa, torna-se ainda mais premente a necessidade de novas formas de negócios que possam atrair a iniciativa privada. Para isso, no entanto, há a necessidade de regras claras, melhora no ambiente de negócios e retorno adequado dos investimentos realizados. É dentro deste contexto que o IBRE irá reunir um grupo de especialistas para a mesa redonda que visa discutir alternativas para que o país comece a sair dessa incômoda posição.  
O encontro será dividido em dois painéis. No primeiro painel, “Políticas Públicas, Financiamentos e Regulação”, a moderação será realizada pelo pesquisador do IBRE José Roberto Afonso e os palestrantes serão o secretário Nacional de Saneamento Ambiental do MC - Ministério das Cidades, Paulo Ferreira; o diretor do DESAN - Departamento de Infraestrutura e Saneamento da Caixa Econômica Federal, Rogério Tavares; o economista e professor da FGV,  líder do Grupo de Estudos da Economia da Infraestrutura & Soluções  Ambientais da FGV, Gesner Oliveira;  o líder especialista em Água e Saneamento do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, Gustavo Mendes; e Luiz Firmino, do Grupo Executivo de Gestão Metropolitana do Rio de Janeiro.
O segundo painel terá como palestrantes o diretor do Departamento de Saúde Ambiental da FUNASA - Ministério da Saúde, Victor Hugo Mosquera; o presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos; o presidente da AEGEA, Hamilton Amadeo; o presidente da SUEZ, Gabriel Toffannni e Gustavo Pimentel, Diretor de Research & Analysis da SITAWI. O moderador do painel será o diretor do FGV Social, Marcelo Neri.
Para informações e inscrições, basta acessar o site do IBRE.