FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 25 de abril de 2016

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE MEDIAÇÃO

Seminário Internacional de Mediação
A Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e o Instituto de Mediação Aplicada promoverão, nos dias 04, 05 e 06 de maio, o II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE MEDIAÇÃO, que tem como tema central: “A Emergência de um Novo Paradigma”.
Assim como na edição do seminário anterior, em 2013, idealizado pela psicanalista e mediadora Rita Andréa Guimarães de Carvalho Pereira, o projeto insere-se na reflexão sobre o uso da mediação como uma das formas na solução de conflitos na qual uma terceira pessoa imparcial facilita e colabora com o diálogo entre as partes, buscando a solução mais ampla e adequada possível. 
Tendo por princípio a voluntariedade dos envolvidos, o objetivo da mediação situa-se na real identificação dos interesses de cada um, mesmo que a demanda venha manifestada sob outras vestes, de modo a colaborar para a construção coletiva da solução mais adaptada ao caso concreto. 
Trata-se de tornar mais eficazes as formas de resolução de conflitos, além do estritos métodos da litigância e da conciliação. Para isso, é preciso usar estratégicas e desenvolver habilidades específicas. De outro lado, a confiança no mediador parece ser fundamental para o êxito do processo. 
O interesse pela mediação é, pois, resultado da emergência de um novo paradigma de resolução de conflitos, como consequência da gradativa transformação da cultura de beligerância e enfrentamento para a conscientização política e participativa. 
Democracia então seria a palavra-chave para a construção de soluções de alguns conflitos, sobretudo aqueles que envolvem interesses mais humanos do que puramente legais. 
O seminário contará com a presença de mais de 500 participantes, dentre eles, Ministros das Cortes Superiores, Desembargadores, Juízes, Procuradores, Promotores, Defensores Públicos, Advogados, Professores, Psicólogos e Estudantes.