FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Espaço do Conhecimento UFMG recebe propostas externas para ocupação de Fachada Digital e Planetário


 O Espaço do Conhecimento UFMG, situado no Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, conta com duas mídias audiovisuais para a divulgação científica e produção artística na América Latina: a Fachada Digital, interface do edifício com o espaço público, e o Planetário híbrido fulldome.

O Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG possui um sistema que permite a integração da projeção simulada da abóbada celeste com a exibição de conteúdo audiovisual pré-renderizado, no padrão fulldome, cobrindo todo o espaço da tela em formato de cúpula com imagens em alta definição acompanhadas de áudio espacializado. As possibilidades de uso do equipamento incluem as tradicionais apresentações de astronomia, a projeção de documentários e vídeos com propostas e temas variados, além de performances interativas, dentre outras. Já a Fachada Digital é composta por 12 projetores de alta potência, integrados por sistema de divisão e distribuição da imagem. O sistema de som que acompanha a projeção é caracterizado por caixas acústicas localizadas na base e no topo do edifício. O funcionamento da Fachada Digital é prioritariamente noturno, em geral no período das 18h às 22h.

Buscando ampliar o acesso a essas mídias, aprofundar seu diálogo com a comunidade e contribuir na formação de agentes produtores e de público, o Espaço do Conhecimento abriu formulário para recebimento de propostas externas para a Fachada Digital e Planetário. Para tanto, criou-se um Conselho Curatorial com representação de docentes da UFMG, do Circuito Liberdade e da equipe do Espaço do Conhecimento UFMG. Dentre outras funções, o Conselho deve analisar propostas audiovisuais e interativas a partir do uso dos equipamentos do Planetário e da Fachada Digital, elaborar editais, incentivar a produção de conteúdos e avaliar, periodicamente, as produções incorporadas por tais mídias.

A submissão de propostas é aberta a qualquer pessoa acima de 18 anos e deverá ser feita exclusivamente online, por meio de preenchimento de formulário. Para realizar uma submissão é necessário acessar o site do Espaço do Conhecimento UFMG (http://goo.gl/u06CGS), onde estão também disponibilizadas informações específicas sobre cada uma das mídias, sobre o Conselho Curatorial e os documentos que direcionam o acolhimento das propostas. Os formulários podem ser preenchidos a qualquer momento ao longo do ano de 2016, sendo avaliados na reunião subsequente do Conselho Curatorial do Planetário e da Fachada Digital, conforme calendário também disponibilizado no site.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes por meio da utilização de recursos museais. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço do Conhecimento é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG e está subordinado à DAC – Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

Recebimento de propostas para Planetário e Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG
Mais informações: www.espacodoconhecimento.org.br