FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Diretor do Ministério de Minas e Energia abre seminário de Energias renováveis no Rio


Diretor do MME abre seminário
de Energias renováveis no Rio

Renováveis atingem 43,9% da oferta interna de energia em 2016

Diretor Substituto do Departamento de Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Carlos Alexandre Príncipe Pires, abre no próximo dia 21 de julho, na sede do SINDUSCON RIO, no Rio de Janeiro, o “5º Seminário Nacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética – Desafios e Soluções para o Brasil Produzir Mais com Menos”.
O executivo do Ministério vai representar o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético (SPE), Eduardo Azevedo. Entre outras atribuições, o Departamento de Desenvolvimento Energético (DDE)  coordena as ações e planos estratégicos para implementar políticas nacionais visando ao desenvolvimento de energias alternativas, eficiência energética e sustentabilidade ambiental.
Idealizado e organizado pela Casa Viva Eventos Ambientais em parceria com a Planeja & Informa Produções, oSeminário Nacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética tem por objetivo debater soluções para melhorar a eficiência no consumo de energia, reduzindo custos e o impacto ambiental, além de buscar fontes alternativas de energia para uma economia de baixo carbono.
Indicadores positivos
A Oferta Interna de Energia Brasileira – energia necessária para movimentar a economia - deverá ficar, no ano de 2016, em mais de 286 milhões de toneladas equivalentes de petróleo (tep), sendo que deste total, 43,9% correspondem à energia renovável. Segundo o Ministério de Minas e Energia, este indicador faz da matriz energética brasileira uma das mais limpas do mundo. Os dados constam no Boletim Mensal de Energia – fevereiro de 2016.
Quando considerada a oferta de energia elétrica – subconjunto da matriz energética -, as estimativas para 2016 mostram vantagens ainda mais significativas, com as energias renováveis podendo chegar a 79,3% de participação, superior ao indicador de 75,5% verificado em 2015 – no mundo este indicador é de 24%. A fonte hidráulica continuará preponderante, respondendo por 66,2% da matriz (64% em 2015).
Ainda de acordo com o MME, os indicadores de energia de fevereiro estão bem melhores do que os de janeiro, projetando para o ano tendências mais otimistas do que as previstas no boletim anterior. O Boletim Mensal de Energia é um documento oficial elaborado pelo Ministério de Minas e Energia, com o objetivo de divulgar as principais variáveis de energia no decorrer do ano, além de permitir antever as tendências das matrizes energética e elétrica para todo o exercício.
Como participar do Seminário:
Em sua quinta edição, o Seminário Nacional de Energia Renováveis e Eficiência Energética conta com apoio do Procel Eletrobrás, Abesco, Anace, ABCE, Abraceel, Febrae e Sindistal.  As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mailinscricao.planeja@gmail.com ou pelos telefones da Planeja. Estudantes têm 50% de desconto.
Empresas de energia, engenharia, tecnologia, fabricantes de materiais e equipamentos e prestadores de serviços interessados em apresentar soluções e tecnologias para o setor ou divulgar sua marca e produtos através de patrocínio podem entrar em contato com a Planeja & Informa Comunicação e Marketing, através do telefone (21) 2262-9401 / 2215-2245.
Alguns palestrantes já confirmados:
·         Carlos Alexandre Príncipe Pires, Coordenador de Eficiência Energética do MME
·         Renata Leite Falcão, Superintendente de Eficiência Energética da Eletrobrás
·         Rodrigo Sarmento Garcia, Gerência de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria (CNI)
·         Paulo Cesar Fernandes da Cunha – Consultor da Diretoria de Energia da FGV
·         Sergio Malta, diretor do Conselho de Energia Elétrica da Firjan
·         José Otavio Simões – Diretor da ABESCO