FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

ENSP fortalece parceria institucional com visita à Escola Nacional Florestan Fernandes

A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) estabeleceram, em 2012, uma parceria institucional por meio da criação do Mestrado Profissional em Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais. Desde então, as Escolas seguem unidas para a formação dos alunos. A parceria exitosa rendeu belos frutos: 100% de aprovação nas 27 dissertações de mestrado apresentadas pela turma Primavera de Luta. No intuito de estreitar ainda mais essa relação, a ENSP fará uma visita à ENFF no dia 20 de agosto. Para o coordenador do mestrado, Ary Miranda, as Escolas compartilham da mesma visão do conceito inclusivo de saúde, totalmente relacionado às condições de vida, trabalho, moradia e distribuição de riqueza. "A ENFF tem como razão da sua existência o fortalecimento da luta dos trabalhadores pela situação da exploração, pela reafirmação democrática e, consequentemente, pela saúde. Justo por isso, nossa parceria inaugurada com o mestrado foi extremamente exitosa, e buscamos com essa visita a reafirmação desse relacionamento", destacou.


A visita é aberta à comunidade ENSP, e os interessados devem se inscrever pelo e-mail gabinete@ensp.fiocruz.br. E necessário enviar e-mail contendo nome completo e número da carteira de identidade, com data de expedição. Ao todo, 30 vagas estão disponíveis. Até o dia 12 de agosto, as vagas serão reservadas apenas à comunidade ENSP; a partir do dia 15 de agosto, as vagas serão ofertadas também à comunidade Fiocruz. O ônibus para viagem será viabilizado pela ENSP. No entanto, os integrantes da visita deverão contribuir com a quantia de R$40,00 (quarenta reais) à Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), para ajudar a custear a alimentação ao longo do dia. O ônibus sairá do Centro do Rio com destino a São Paulo, na madrugada de sexta-feira (19/8), chegando na manhã de sábado (20/8). O retorno ao Rio de Janeiro será no sábado à noite (20/8), com chegada domingo pela manhã (21/8).

Serviço:

Visita à Escola Nacional Florestan (ENFF)
Data: 20 de agosto
Inscrições pelo e-mail gabinete@ensp.fiocruz.br.
Para comunidade ENSP – até 12 de agosto / para comunidade Fiocruz – a partir de 15 de agosto.

Sobre o Mestrado Profissional em Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais

O Mestrado Profissional em Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais foi concebido após a participação de Stédile na aula inaugural da ENSP em 2012, ocasião em que difundiu a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida – apoiada pela Fiocruz. Ao final de 2013, foi lançado o edital que deu início à primeira turma do curso. Coordenado pelos pesquisadores Marcelo Firpo de Souza Porto e Ary Miranda, ambos do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), o mestrado é voltado para profissionais graduados em cursos reconhecidos pelo MEC, em qualquer área do conhecimento, e que atuam na Saúde, na Educação do Campo e nas Ciências Agrárias, em áreas de Reforma Agrária e/ou comunidades camponesas.

Segundo os coordenadores, o curso objetiva consolidar conhecimentos acerca do método científico, da teoria crítica, bem como desenvolver investigações em torno das relações trabalho, saúde, ambiente e movimentos sociais. O curso é organizado pela ENSP, em parceria com a Escola Nacional Florestan Fernandes e a Coordenação Nacional do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e faz parte da estratégia de implementação da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta, com ativa participação dos movimentos sociais.

Veja o ato de encerramento da primeira turma do Mestrado Profissional em Trabalho, Saúde, Ambiente e Movimentos Sociais.

Sobre a Escola Nacional Florestan Fernandes

A Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), localizada em Guararema, Região Metropolitana de São Paulo, é um centro de educação e formação, idealizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Inaugurada em janeiro de 2005, a Escola foi nomeada em homenagem ao educador Florestan Fernandes, incentivador do trabalho coletivo e permanente defensor do ensino público, gratuito e de qualidade para todos. A ENFF é considerada um elemento de grande importância para o processo de formação da militância do MST e outras organizações.

A ENFF promove cursos formais e informais voltados para a produção, comércio e gestão dos acampamentos e assentamentos. Segundo estimativa do MST, já passaram pelas suas salas de aula cerca de 6 mil estudantes. Os cursos, em diversas áreas, estimulam a capacidade crítica das pessoas e o desenvolvimento de conhecimento para a construção de um projeto popular para o Brasil. A grande diferença em relação às demais escolas é que, após passar pela ENFF, os alunos voltam para sua comunidade rural e utilizam na prática o que aprenderam no banco escolar.