FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Guarujá mostra seus encantos na 44ª ABAV EXPO iNTERNACIONAL DE TURISMO

ABAV Expo Internacional de Turismo
O GC&VB – Guarujá Convention & Visitor Bureau, entidade dedicada à promoção e visibilidade do destino, se faz presente no evento maior do turismo latino-americano. A cidade de Guarujá, conhecida por Pérola do Atlântico e, também, por Ilha do Sol, compartilha espaços no estande da Unedestinos (União Nacional dos CVBx e Entidades de Destinos) e da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.
Localizada em meio à Mata Atlântica e o mar, Guarujá lembra o desenho mitológico de um dragão. Exibe paisagens naturais e peculiaridades culturais fascinantes, associadas ao conjunto completo de infraestruturas apropriadas para receber os visitantes do Brasil e do exterior.
Sol e mar se fundem para fazer de Guarujá um destino esplêndido na alta temporada, com praias encantadoras. No entanto, a cidade também é repleta de atrações o ano inteiro, com eventos culturais, festas e festivais para todos os gostos. Conta, em seu acervo, com monumentos históricos que fizeram parte do início da colonização do país.
A Praia do Tombo, uma das mais frequentadas de Guarujá, detém a cobiçada certificação Bandeira Azul, atribuída pela Foundation for Environmental Education (FEE), da Dinamarca, pelo sexto ano consecutivo. O selo foi concedido em virtude da qualidade de suas águas e da costa, educação, informação ambiental, bem-estar e infraestrutura de apoio.
A Marinas Nacionais também conta com a distinção pelo terceiro ano consecutivo. Para que o selo fosse mantido e a bandeira permanecesse hasteada na praia, a prefeitura do balneário precisou atender diversos critérios exigidos pela FEE, como a melhoria da infraestrutura e o sistema de gestão ambiental. O trabalho realizou-se em parceria com o Guarujá Convention & Visitors Bureau, moradores, turistas e comerciantes.
Para os aficionados do ecoturismo, Guarujá oferece trilhas para diferentes gostos e perfis de público, entre elas, destaque para as trilhas da Praia de Camburi; da Praia Branca; da Ponta Grossa; da Congava; do Camburizinho; da Sangaba e a Trilha Ecológica do Forte de São Felipe.
Depois de realizar, em junho, o 1º Mice Fórum Competitividade, GC&VB fortaleceu a vantagem competitiva do destino na realização de eventos corporativos. A concretização do projeto do Aeroporto e a expectativa de aprovação, pelo Congresso Nacional, do projeto da volta dos cassinos no Brasil vêm ao encontro das expectativas das forças vivas de Guarujá no tocante ao segmento MICE.
Guarujá localiza-se na Ilha de Santo Amaro, no litoral do Estado de São Paulo, a 23º 59’ de latitude sul e a 46º 15’ de longitude oeste. Separada do continente pelo Canal de Bertioga e da Ilha de São Vicente pelo Estuário de Santos, limita-se com a área continental de Santos e com o Município de Bertioga e a leste com o Oceano Atlântico; a oeste e São Vicente (Município de Santos). Sua área territorial é de 139 Km², sendo urbana 124 Km² e rural 15 Km².
O destino é reconhecido pela gastronomia sofisticada, com variados restaurantes que conquistam o paladar dos turistas e de seus habitantes. Guarujá registra 100% da ocupação hoteleira no final do ano. Para 2016, calcula-se que perto de 2,5 milhões de visitantes vão escolher Guarujá para temporada de verão.
Com a mais alta oferta hoteleira entre os municípios do litoral do Estado de São Paulo, Guarujá registra a ocupação plena dos empreendimentos credenciados pelo Guarujá Convention & Visitors Bureau. No período de sete semanas, entre o Natal de 2015 e o Carnaval de 2016, o destino hospedou mais de 450 mil visitantes. As opções de hospedagem incluem resorts de luxo, hotéis, pousadas e hostels.
O Teatro Municipal Procópio Ferreira, reinaugurado em abril do ano passado, constitui um dos atrativos culturais de destaque de Guarujá. Submetido a reforma profunda, o Procópio Ferreira ganhou novo projeto arquitetônico interno e teve seu layout modificado. Os sanitários foram modernizados e reformados, assim como os pisos e revestimentos do teatro e toda a cobertura do prédio que foram substituídas. Ganhou novos sistemas de som, iluminação e ar-condicionado.
Acrescente-se 357 novas e modernas poltronas instaladas na sala de apresentações e o palco foi completamente revitalizado e reformado para atender as necessidades dos artistas. O Procópio Ferreira conta com novo sistema de combate a incêndio, completa acessibilidade tanto para a plateia quanto para os artistas, que ainda ganharam durante esta reforma, novos camarins.
A atuação dinâmica e profícua do GC&VB tem no executivo João Carlos Pollak, que preside a entidade, um batalhador incansável pelo sucesso do destino Guarujá. Além da liderança e respeito profissional entre os dirigentes locais, é gerente geral de um dos mais admirados resorts da rede Accor - Sofitel Jequitimar Guarujá. Também é membro do Skal-SP e dirigente da Unidestinos.
Com inúmeros atrativos, recursos culturais e arquitetônicos, contamos com 27 praias urbanizadas que se dividem em mais de 18 km de areias brancas. Guarujá possui o maior polo náutico, com dezenas de marinas e mais de três mil embarcações que empregam mais de quatro mil pessoas.
“Além de seus encantos para o segmento de sol e praia, oferecemos aos turistas e moradores fortes, fortaleza, trilhas, mirantes e o maior aquário da América Latina, sem esquecer da gastronomia qualificada, com restaurantes e bares considerados como uma das melhores cozinhas da região”, diz João Carlos Pollak, presidente do Guarujá Convention & Visitors Bureau.