FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Semana Internacional do Café BH 2016. Segundo dia

O tratamento de água residual na produção de café
     
 Práticas ambientais para a economia de água na cafeicultura

No segundo dia da SIC 2016, o Fórum de Agricultura Sustentável trouxe a palestra do Leonardo Sanches da ACERES/SEBRAE, que apresentou sua experiência em projetos que visam a redução de água na produção de café, além de casos de sucesso de pequenos produtores rurais do município de Campos Gerais, MG.          
           

Leonardo abriu a palestra mostrando como é realizada a produção de café na Costa Rica, com o tratamento e uso de água residuária. Também foi apresentado o Projeto 100% Qualidade, implantado no estado do Paraná, que visa ações para a diminuição de resíduos e água nas fazendas cafeicultoras. Foram criados três planos pilotos em fazendas do estado para potencializar os recursos hídricos e, assim, diminuir a quantidade de água utilizada.            

Os produtores rurais, Maria Aparecida Silva, Vicente Carlos de Araújo e Wellison da Silva Araújo, de Campos Gerais (MG), foram os casos de sucesso apresentados. Eles mostraram como o Programa Certifica Minas Café transformou a produção e o rendimento em suas propriedades. Com a sua implantação, os cafeicultores passaram a produzir uma maior quantidade de café com técnicas que visam à preservação do meio ambiente.