FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Cecovisa apresentará projetos em encontro nacional de Vigilância Sanitária

O Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa), do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde, da ENSP, está envolvido com a realização de várias atividades no 7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, que será realizado em Salvador, de 26 a 30 de novembro. As pesquisadoras do Cecovisa fazem parte da comissão científica e, também, desenvolveram um grande projeto a fim de participar desse encontro, que inclui a realização do curso pré-simpósio Filmes na visa: uma possibilidade de reflexão crítica e de diálogo para os processos de trabalho; a exposição fotográfica Visa em Foto e a oficina Vigilância Sanitária e Eventos de Grande Massa. Segundo a pesquisadora do Cecovisa/ENSP Vera Pepe, além da troca de experiências, no simpósio, há uma rica produção de conhecimentos e de produtos que qualificam as pesquisas, o ensino e a prática da vigilância sanitária no país. A exposição fotográfica receberá imagens sobre a temática até 6 de novembro, e o curso pré-simpósio tem inscrições abertas até 18/11. Participe enviando sua foto e fazendo sua inscrição! 
 
 
A proposta do curso pré-simpósio Filmes na visa: uma possibilidade de reflexão crítica e de diálogo para os processos de trabalho é fundamentar e vivenciar com os participantes uma ação educativa. Promover a discussão teórica a respeito das dinâmicas pedagógicas nos processos de educação permanente; favorecer a construção coletiva e a autoformação dos participantes, na perspectiva da formação permanente; e, ainda, possibilitar a reflexão coletiva e ampliação do olhar sobre os processos de trabalho com o uso de vídeos/filmes. 
 
Para a pesquisadora do Cecovisa Catia Veronica Oliveira, a linguagem audiovisual tem uma natureza própria, e sua utilização é uma estratégia para melhor alcançar profissionais, sempre na perspectiva da educação permanente. A proposta, portanto, é enfocar possibilidades de uso dessa expressão visual e destacar, das narrativas, questões que possam ampliar a compreensão do contexto social, cultural e político, a relação dos sujeitos com o território e a Saúde Pública, de modo a favorecer a reflexão sobre as práticas de trabalho em Vigilância Sanitária. O curso acontecerá em parceria com a Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância (Cdead/ENSP).  
 
Com a elaboração da exposição fotográfica Visa em Foto, o que se pretende é formar um acervo de imagens, na ENSP, sobre a vigilância sanitária brasileira. Para tanto, os organizadores esperam receber fotografias relacionadas às áreas de atuação da Vigilância Sanitária com o cotidiano de suas atividades, e que suscitem a reflexão sobre o papel da Vigilância na contemporaneidade. A exposição, durante o 7º Simbravisa, será fruto da seleção das 50 melhores fotos enviadas por trabalhadores da Vigilância Sanitária, docentes, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação. Durante o simpósio, também acontecerá a premiação das três melhores fotos. O acervo de imagens ficará disponível em acesso aberto no site do Cecovisa, e elas poderão ser utilizadas para fins didáticos e sem fins lucrativos, desde que seja dado o devido crédito aos autores das fotografias. Confira, aqui o regulamento da exposição e outras informações relevantes aos participantes.
 
A oficina Vigilância Sanitária e Eventos de Massa ocorrerá como uma atividade paralela ao simpósio e espera reunir os profissionais de Vigilância Sanitária que tiveram experiência com os recentes grandes eventos. A atividade será realizada em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses do Município do Rio de Janeiro (Subvisa/RJ). Seu objetivo é pensar a atuação da vigilância sanitária nos eventos de massa, de forma a validar elementos que auxiliem os serviços de vigilância sanitária a construir seus planos de ação e de contingência. 
 
Na oportunidade, também será lançado o jogo educativo Vigilância Sanitária nos Eventos de Massa, que foi produzido pelo Cecovisa, em conjunto com a Cdead/ENSP e em parceria com a Subvisa/RJ. O material didático-pedagógico, desenvolvido sob a coordenação das pesquisadoras Vera Pepe e Lenice Reis, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), apresenta, de maneira lúdica, os principais riscos à saúde que podem se manifestar durante a realização de eventos de massa. O jogo parte do princípio que a Vigilância Sanitária (Visa) é importante campo da Saúde Coletiva, tendo como finalidade a proteção da saúde, e, nos eventos de massa, há circulação de grande contingente de pessoas, produtos e prestação de serviços que tendem a ocasionar danos à saúde.
 
Além dos membros do Cecovisa – Ana Celia Pessoa da Silva, Catia Veronica Oliveira, Elizabete Delamarque, Lenice da Costa Reis, Marismary Horsth De Seta e Vera Lucia Pepe –, as pesquisadoras da ENSP Luciana Dias Lima, Karen Friedrich e Suely Rozenfeld também estão na programação do evento participando de painéis, exposições e debates.