FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Pesquisas na área de Finanças Públicas são premiadas

O Prêmio de Monografias da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) chega à sua 21ª edição em 2016. O já tradicional concurso tem como objetivo estimular a pesquisa na área de Finanças Públicas, reconhecendo trabalhos de qualidade técnica e de aplicabilidade na Administração Pública. O projeto tem o apoio da Fundação Getulio Vargas, com a coordenação do professor Paulo Motta da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (EBAPE), e conta com a participação do professor Vagner Ardeo, também da EBAPE, membro da Banca Julgadora que escolheu os vencedores desta edição.
Na edição deste ano, foram avaliados mais de 120 trabalhos de especialistas em Políticas Fiscais e Finanças Públicas sobre o tema desta edição: “Política Fiscal e Contabilidade Pública”. A dupla vencedora foi formada por Helano Borges Dias e Joaquim Pinto de Andrade, coautores da pesquisa “Gerenciamento da Dívida, Política Fiscal e Ciclos Econômicos no Brasil”. O estudo buscou entender como o gerenciamento da dívida pública e a política fiscal podem influenciar os ciclos econômicos em modelos de equilíbrio geral dinâmicos e estocásticos, aplicados para o caso brasileiro.
Também foram premiados os trabalhos de Rodrigo Octávio Orair, Sergio Wulff Gobetti e Fernando de Faria Siqueira (“Política Fiscal e Ciclo Econômico: uma análise baseada em multiplicadores do gasto público”) – 2º lugar; Josué Alfredo Pellegrini (“Gasto Tributário: aspectos conceituais, experiência internacional e o caso do Brasil”) – 3º lugar; Julyana Covre e Leonardo Bornacki de Mattos (“A Situação Fiscal e os Ciclos Políticos nos Municípios Brasileiros: uma análise a partir de dados em painel dinâmico espacial”) – 4º lugar; e Rodrigo Rodrigues (“A Formação do Estado Brasileiro a partir da Ótica do Gasto Público: uma análise do gasto por Ministério entre 1822 e 2015”) – 5º lugar. A comissão ainda concedeu menção honrosa aos trabalhos de Fabiano Mezadre Pompermayer(“Simulação de Parceria Público Privada para as Rodovias Federais: impactos positivos sobre o orçamento fiscal”) e de Walter Luiz da Costa (“Contribuição à Metodologia de Apuração do Resultado Fiscal nos Estados Brasileiros: um estudo empírico de 2008 a 2015”).
O prêmio é referência não só pela quantidade e qualidade dos trabalhos apresentados, mas também pelo impacto e repercussão provocados na Administração Pública, no meio universitário do país e na área de Finanças Públicas em geral.  Os autores receberam os seus prêmios no último dia 24 de novembro, em cerimônia realizada em Brasília, que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, Ana Paula Vescovi, atual secretária do Tesouro Nacional, que possui mestrado em Administração Pública pela EBAPE; Otávio Ladeira, secretário-adjunto do Tesouro Nacional; Líscio Camargo, subsecretário de Assuntos Corporativos do Tesouro Nacional; Manuel Augusto Silva, diretor-geral da ESAF; Carlos Mussi, diretor da CEPAL no Brasil; e Francisco Gaetani, presidente da ENAP.
Para ter acesso às pesquisas premiadas, acesse o site.